Primeiro longa metragem sobre Araraquara estréia na quinta (28)

Diretor Renato Barbieri produz filme com recursos ficcionais sobre a cidade

Fotógrafo: Sergio Pierri
27/11/2013 - 03h16

Estréia

“ARARAQUARA – Memórias de uma Cidade”, do renomado cineasta Renato Barbieri é o primeiro filme longa metragem que trata sobre a história de Araraquara. O filme será lançado na quinta-feira (28), numa avant-première para convidados, no Centro Internacional de Convenção. Posteriormente, no dia 13 de dezembro, o filme começa a ser exibido no Cine Lupo.

O documentário é um filme de longa metragem com 74 minutos de duração que narra sobre a História de Araraquara, tendo como eixos temáticos o processo de formação do município e de sua identidade cultural.

O longa também se utiliza do recurso ficcional, com elenco local, para narrar a participação de Pedro José Neto na fundação da cidade e de como ocorreu a chacina dos Brito, que marcou profundamente o imaginário local. O filme conta também com a participação de diversos entrevistados, entre historiadores, jornalistas e personalidades da cultura, dentre eles, Ignácio de Loyola Brandão, Beto Caloni, Anna Maria Martinez Corrêa, Teresa Telarolli, Kiko Lopes, Alvaro Rizzoli, Geraldo Godoy, Ivo Dall’Acqua, Daniel Amadeu Martins Filho e Zé Celso Martinez Corrêa, dentre outros.

Com um casting de aproximadamente 40 atores - entre protagonistas, coadjuvantes e figurantes, o filme apresenta alguns eixos temáticos abordando o processo de formação do município e de sua identidade cultural. Alguns fatos são recriados com elenco local para narrar a participação de Pedro José Neto na fundação da cidade e de como ocorreu a chacina dos Brito, que marcou profundamente o imaginário local. Os atores foram unânimes em destacar que Araraquara receberá uma grande produção, talvez nunca vista antes.

No elenco principal estão: Weber Fonseca (Pedro José Neto), Fernando Schimidt (Rozendo de Souza Brito), Marco dos Anjos (Coronel Carvalho), André Doriana (Manuel de Souza Brito), Anísio Ribeiro (Padre Cezarino) e Márcio Pontes (o Poderoso de Itu).

A equipe técnica contou com a participação de Carlos Zalasik, diretor de fotografia de referência internacional. Um dos destaques de sua carreira é o filme “Dois Coelhos”, de Afonso Poyart. Zalasik retornou a pouco de Atlanta, nos Estados Unidos, onde permaneceu por três meses, também com o diretor Poyart, rodando “Solace”, produção estrelada por Anthony Hopkins e Colin Farrel. “

Com Renato Barbieri, Zalasik realiza seu terceiro trabalho em direção de fotografia. Ele lembra que Araraquara será uma das poucas cidades do país que possuirá um documentário sobre sua história. “Araraquara agora terá! Isto é memória e é um grande feito do Renato. É um presente do Renato para a cidade”.

Vale destacar que a avant-première conta com mostra fotográfica da fotógrafa araraquarense Kris Tavares. Ao que se sabe, Kris é a primeira fotógrafa da cidade a assinar fotos still profissionalmente e este também é o seu primeiro trabalho para cinema. Ela conta que as fotos do making of retratam como é produzido o filme, documentando o set de filmagem, figurinos, o trabalho de maquiagem, de montagem de travelling (que são os trilhos) – entre outros.

 

Documentários - O cineasta Renato Barbieri é natural de Araraquara e em seus 30 anos de carreira realizou diversos documentários de repercussão nacional e internacional, com destaque para o aclamado “Atlântico Negro – na Rota dos Orixás”.

A maioria de seus filmes (documentários e ficção) tem como foco temático temas ligados à negritude, aos direitos humanos, ao meio ambiente e os filmes biográficos, culturais e sobre “cidades”.

Depois de realizar dois documentários de referência sobre a História de Brasília (“A Invenção de Brasília” e “As Idades de Brasília”) e o “Cidades Inventadas”, uma co-produção com o History Channel América Latina, Barbieri resolveu contar a história de sua Araraquara.

Para isso, fez um grande mergulho na bibliografia histórica da região, ao lado do historiador e roteirista Victor Leonardi, seu parceiro de longa data. Como a cidade tem muita história, o resultado superou suas expectativas: o projeto original para ser um média metragem de 52 minutos para TV se transformou em um longa de 74 minutos para cinema.

Vale destacar que Renato Barbieri é cineasta e tem uma carreira ligada à produção de conteúdo audiovisual para cinema, televisão e com fins educativos. É formado em Psicologia pela PUC/SP (1986) e foi professor de Projetos Experimentais no Curso de Jornalismo da PUC/SP (1990/95) e de ‘Direção’ e ‘Documentário’ no Curso de Cinema e Mídias Digitais do IESB-Brasília (2009/10).

Iniciou-se na direção em 1983, como integrante da produtora paulista “Olhar Eletrônico”, ao lado de Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Marcelo Tas, dentre outros. Na ‘Olhar’ realizou os premiados curtas “Do Outro Lado da Sua Casa”, “Duvideo” e “Expiação”.

Dirigiu programas de televisão em rede nacional, com destaque para o telejornal diário “Jornal de Vanguarda”, na Band, e os programas semanais “Vitrine” e “TV Folha”, na TV Cultura.

Em 1992 funda a produtora GAYA Filmes (ex-Videografia), onde passa a se dedicar à criação e produção de conteúdo audiovisual, realizando títulos de repercussão nacional e internacional, com destaque para “Atlântico Negro – na Rota dos Orixás”, “A Invenção de Brasília”, “A Idade do Brasil”, “Malagrida”, “Félix Varela”, “A Liga da Língua”, “Cidades Inventadas”, “Bianchetti”, “Mauricio de Sousa”, “Moçambique”, “Terra de Quilombo – Espaços de Liberdade”, “Na Corda do Círio”, dentre outros. O longa “As Vidas de Maria” marca sua estréia na ficção.

É idealizador e curador do projeto “Teste de Audiência”, por onde passaram mais de 50 longas, num programa inédito de qualificação e aprimoramento do diálogo entre os filmes e seu público.

Barbieri já filmou em todas as regiões do Brasil e em diferentes países e culturas: Itália, Espanha, Portugal, Benim, Moçambique, Estados Unidos, Cuba e Venezuela. Também desenvolveu trabalhos de pesquisa para seu novo projeto de ficção no Mali e no Burkina-Faso com o suporte do Ibermedia.

 

 

“ARARAQUARA – Memórias de uma Cidade”

Lançamento do filme-doc de Renato Barbieri

 

Avant Première (para convidados)

LOCAL: Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri

DATA: 28 de novembro

 

Lançamento em Cinema

LOCAL: Cine Lupo

DATA: 13 de dezembro