Fotógrafo: Sergio Pierri
27/11/2013 - 03h24
O 1º Seminário Regional de Sexualidade na Terceira Idade, organizado pelo Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III) em parceria com o DRS de Araçatuba e profissionais do curso de Gerontologia da UFSCar, reuniu 350 participantes, no auditório da Unip, nessa terça-feira (23), em Araraquara.
O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou o evento e ressaltou a importância do seminário para as 24 cidades integrantes da DRS III, que ampliarão o conhecimento sobre sexualidade, envelhecimento saudável e prevenção de doenças na terceira idade.
“A soma de experiências juntamente com o aval das universidades será importante para dirimir dúvidas, mitos e tabus sobre a sexualidade na terceira idade”, afirmou.
Marcelo também observou os índices apontados pela Urban Systems publicados na revista Exame em que Araraquara está na 10ª posição entre as 20 melhores cidades acima de 100 mil habitantes para morar depois da aposentadoria. “No Estado de São Paulo, somos a quarta cidade que oferece melhores condições de vida aos idosos”, relatou o prefeito.
A instalação de três praças de exercícios físicos; a construção do Centro Dia do Idoso no bairro do Carmo; a manutenção do núcleo Residencial Recanto Feliz com 33 moradias; a promoção anual dos Jogos Municipais; o acolhimento aos idosos vítimas de violência no Creas Girassóis; a doação de área para ampliação do Lar São Francisco e outras ações pertinentes à terceira idade foram mencionadas pelo prefeito.
O diretor do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), Walter Figueiredo, destacou a parceria com o curso de medicina da Uniara no apoio às unidades básicas de saúde. “Os alunos do 1º e 2º anos acompanham as visitas dos agentes comunitários de saúde às residências, conferindo as receitas e os medicamentos, assistem aos médicos das unidades e demais serviços prestados à população”, relata Figueiredo.
O Seminário ocorreu durante o período da manhã e abordou as seguintes palestras: Sexualidade, afetividade e envelhecimento; Normalidade, mitos e verdades da sexualidade e envelhecimento; Experiências na abordagem da sexualidade no idoso e DST/Aids na terceira idade.