Apresentação gratuita será realizada no Teatro Municipal às 20 horas
28/11/2013 - 03h38
O músico Jorge Caballero é a atração do Movimento Violão na quinta-feira (28), às 20 horas – evento realizado com o patrocínio da Lupo e Tecnoroad e a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A apresentação musical será realizada no Teatro Municipal, com entrada gratuita e retirada dos convites uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro.
Jorge Caballero é um violonista peruano radicado em Nova Iorque, considerado um dos maiores do mundo. Para a apresentação em Araraquara, Caballero apresenta obras de I. Albeniz, J.S.Bach, W. Walton, entre outros.
Seu trabalho é conhecido pelo virtuosismo estonteante, intensa musicalidade e performances fascinantes. Caballero é o mais jovem músico e único guitarrista a ganhar o prêmio Naumburg International Competition, um dos mais prestigiados e cobiçados prêmios concedidos a artistas de qualquer instrumento, e comparável ao Prêmio Pulitzer para os músicos. Ele é amplamente considerado como um dos melhores guitarristas de sua geração.
Caballero tem atuado como solista com a Filarmônica de Los Angeles, a Orquestra de St. Luke, de Nova York Chamber Symphony, o Nápoles Philharmonic e o Symphony Presidencial de Ancara, na Turquia, entre outros.
Suas aparições em recitais incluem apresentações no Alice Tully Hall, em Nova York, na Biblioteca do Congresso em Washington (no histórico Grande Performers Series), no Metropolitan Museum of Art, no Palácio de Belas Artes de San Francisco, no Da Camera Society em Los Angeles e outros locais nos Estados Unidos e internacionalmente. Performances recentes incluem recitais no Santo Tirso Guitar Festival em Portugal , bem como concertos no Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru e México.
Em 2009, Caballero foi chamado na última hora para substituir John Williams na 18 ª edição do Iserlohn Guitarra Symposium, um dos festivais de guitarra mais importantes da Europa.
O artista é um dos dois únicos guitarristas do mundo a executar Sinfonia do Novo Mundo, de Antonin Dvorak. Seu CD Património Musical de Bach Cello Suites, gravado em 2000, foi muito elogiado pela crítica, atraindo comparações com Casals, Rostropovich e Segovia.
Natural de Lima, Peru, Caballero vem de uma família musical. Sua mãe é uma cantora bem conhecida no Peru e, quando criança, ele passou muitas noites sentado nos bastidores de seus shows. Ele aprendeu a tocar violão com seu pai, mas já tinha absorvido muito conhecimento sobre o instrumento só de ouvi-lo dar aulas.
Iniciou a sua formação profissional no Conservatório Nacional, em Lima, estudando com Oscar Zamora. Mais tarde, estudou nos Estados Unidos, onde cursou a Escola de Música de Manhattan. Ele é o destinatário dos principais prêmios no Concurso Internacional de Violão de Tóquio, a competição Sigall Luis, e da primeira competição de guitarra da América Latina, além do Naumburg, que ganhou , em 1996, aos 19 anos.
O repertório de Caballero é notável por sua amplitude e alcance: ele varia de Bach a Ginastera, de Paganini a Ponce, de Scarlatti e Dowland a Giuliani e Legnani, a partir de peças renascentistas para a vihuela a compositores modernos como Carter, Berio e Ferneyhough.
SERVIÇO:
Movimento Violão apresenta Jorge Caballero
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)
Data: 28 de novembro (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Ingressos gratuitos - devem ser retirados uma hora antes da apresentação, na bilheteria do Teatro Municipal