Fundo Social implantará o projeto no Espaço Kaparó e o início das aulas está previsto para fevereiro de 2014
28/11/2013 - 03h48
Polo Regional
O prefeito Marcelo Barbieri e a presidente da Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, Zi Barbieri, assinaram nessa quarta-feira (27), em São Paulo, convênio para implantação da Escola de Construção Civil em Araraquara em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e Centro Paula Souza. A unidade funcionará como um polo regional de capacitação e receberá alunos de diversas cidades.
A presidente do Fundo do Estado, Lu Alckmin, elogiou a iniciativa de Zi Barbieri em pleitear os cursos de pedreiro, assentador de pisos e azulejos e encanador. “Nosso objetivo é qualificar os trabalhadores de baixa renda para que eles possam ter mais chances no mercado de trabalho e aproveitar o bom momento da construção civil que está aquecido na cidade e região”, afirmou Zi.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, a capacitação e requalificação dos trabalhadores fazem parte das prioridades da administração municipal. O prefeito destacou os investimentos no Espaço Kaparaó, que desde sua implantação em 2010 concentra centenas de cursos em parceria com diversas instituições. Ele também citou a instalação, em 2012, do Centro de Formação Profissional Lourenço Arone (Escola do Serralheiro), que forma profissionais para os setores da indústria, comércio e serviços.
Cursos de 80 horas
Os cursos terão 80 horas/aulas com seis turmas com até 15 alunos nas três grades: encanador, pedreiro e assentador de pisos. O convênio é válido por 18 meses. Com a capacitação, o aluno poderá trabalhar em empresas da construção civil, atuar como autônomo ou microempresário.
O início das aulas, que ocorrerão três vezes por semana, está previsto para fevereiro do próximo ano.