Fotógrafo: Sergio Pierri
29/11/2013 - 04h32
HIV e Sifilis
Por meio da unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura realiza, em Araraquara, a campanha ‘Fique Sabendo’, que consiste na coleta de sangue para detectar HIV ou sífilis, doenças sexualmente transmissíveis.
A exemplo da campanha nacional do Ministério da Saúde, realizada entre 25 de novembro e 1º de dezembro, o teste é feito de forma rápida e de maneira sigilosa e o resultado sai em 15 minutos.
A equipe do CTA atenderá o público nesta sexta-feira (29), das 9h às 11h, e das 13h às 17h, e também no sábado (30), das 8h às 11h, em frente à Prefeitura. Já no domingo (1º de dezembro), os testes serão realizados no Sesc, no bairro Quitandinha, das 10h às 12h e das 13h às 18h.
Nessa quinta-feira (28), os exames foram realizados em dois bairros da cidade: de manhã, no Jardim das Hortênsias, e no período da tarde no Centro, na praça Major Abel Fortes, do Parque Infantil Leonor Mendes de Barros.
Segundo o enfermeiro do CTA, Cristian Melo, passados os 15 minutos, se ficar constatado a presença do vírus HIV, a pessoa é submetida a um novo teste. Se for confirmado o diagnóstico preliminar, é encaminhada para tratamento especializado.
Em caso de sífilis, a pessoa também é submetida a um novo exame, posteriormente encaminhado para o laboratório da Faculdade de Farmácia da Unesp e o resultado será conhecido entre 15 e 30 dias.
Conscientização
“É muito importante esta campanha para que as pessoas possam detectar os problemas e, se for o caso, fazer o tratamento”, disse Natalia da Silva, de 24 anos.
“Fazer o teste é de suma importância”, resumiu João Carlos Valepetto, 52 anos.
Cristian Melo prega que as pessoas façam mesmo o teste, sem qualquer preconceito. “Esta não é uma campanha de prevenção, mas de conscientização sobre as duas doenças”, adverte o enfermeiro.
Com registro maior de diagnósticos sobre sífilis, em Araraquara a campanha projeta realizar até 1,6 mil exames.