Campanha conscientiza moradores sobre riscos de cruzar a pista do aeroporto

Fotógrafo: Sergio Pierri
29/11/2013 - 04h36

Campanha

Os secretários municipais Eli Schiavi (Segurança) e José Carlos Porsani (Desenvolvimento Social), o diretor do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) Antônio Carlos Dinato e o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Carlos de Abreu, realizam campanha de conscientização com moradores da região Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, na Região Sudeste de Araraquara.

O objetivo é conscientizar os moradores dos bairros do entorno do aeroporto quanto à inadvertida travessia da pista de pouso e decolagens.

Durante as reuniões com moradores do Jardim das Hortênsias, na quarta-feira (26), e no Cruzeiro do Sul, na quinta-feira (27), os secretários alertaram a população quanto aos perigos de não respeitarem os limites do aeroporto.

“O novo terminal entrará em operação e o movimento das aeronaves será mais intenso. Por isso é fundamental que ninguém mais arrisque a vida ‘cortando caminho’ pelo aeroporto”, solicitou Porsani.

Para o secretário Eli Schiavi, os moradores que participaram da reunião devem se transformar em agentes multiplicadores das informações nos bairros em que vivem. “Contamos com a colaboração e compreensão de todos e vamos acabar com esse antigo costume de desrespeito às normas de segurança”.

O diretor do Daesp chamou a atenção para a gravidade de acidentes aéreos e por isso reforçou a importância de conscientização da população. “O acidente aéreo é de grandes proporções para a população, passageiros e tripulação. Daqui para frente não é mais possível tolerar travessias na pista por pedestres, cliclistas, motoqueiros e até mães com carrinho de bebês”, relatou Dinato.

Segundo o diretor, dos 70 empregos gerados nessa nova fase do aeroporto, quase a metade das vagas é de moradores dos bairros Hortênsias, Yolanda Ópice, Del Rey e Dumont. “Portanto, o respeito ao espaço do aeroporto tem relação direta com o futuro dos jovens desses bairros que poderão trabalhar no terminal e ter uma carreira na aviação nacional”, concluiu Dinato.

O prefeito Marcelo Barbieri também solicitou o engajamento dos moradores da região durante plenária do OP no CER do Iedda, na última terça-feira. “O novo terminal de passageiros e os vôos diários mudarão todo o perfil da região do aeroporto. Vamos valorizar essa conquista com consciência e maturidade. Também teremos a nova fábrica da Randon, ao lado do Hortênsias. Os bairros que circundam o aeroporto estão valorizados e cada um tem que fazer sua parte para o bem comum”.

A campanha prossegue na região sudestes da cidade nos postos de saúde, CRAS, escolas e CERs com orientações e distribuição de panfletos.