Protocolo de intenções foi assinado na tarde de quinta-feira entre o secretário estadual Rodrigo Garcia e o prefeito Marcelo Barbieri
29/11/2013 - 16h48
Araraquara
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCTI), Rodrigo Garcia, e o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, assinaram na quinta-feira (28), na sede da Secretaria, um protocolo de intenções para instalação de um Centro de Inovação na cidade. Também participou do encontro o secretário Municipal de Governo, Orlando Mengatti Filho (Nino).
Para o secretário Rodrigo Garcia, o documento firmado é o primeiro passo para implantação da iniciativa. “Pretendemos até o primeiro semestre de 2014 realizar um convênio para diagnóstico da situação econômica local, identificar as oportunidades e desafios para instalação do centro, que deve oferecer serviços de apoio tecnológico às empresas”, completou.
Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, o Centro de Inovação de Araraquara será voltado para os setores ferroviário, têxtil, metal mecânico e de fármacos. “Com mais de 200 mil habitantes, o município é um dos polos regionais mais importantes do Estado, com vocação para esses segmentos”, explica.
O deputado estadual Roberto Massafera, que incentivou o projeto, comemora a assinatura do documento e cita os benefícios para a cidade. “A intenção é transformar Araraquara em um polo de inovação científica, que é o caminho seguro para buscar o desenvolvimento econômico e social”, declara.
Centro de Inovação Tecnológica
O centro é um espaço que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se também em um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.
A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.
Atualmente o Estado de São Paulo possui 28 iniciativas para a instalação de centros: Araraquara, Associação Brasileira de Cimento Portland, Atibaia, Barueri, Cetesb, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), Franca, Garça, Guarujá, Indaiatuba, Instituto Arquitetos do Brasil, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jales, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Monte Mor, Praia Grande, Presidente Prudente, Sertãozinho, Socorro, Tatuí, Votuporanga.