Fotógrafo: Sergio Pierri
03/12/2013 - 05h54
O vice-prefeito Coca Ferraz empossou na sexta-feira (29) os novos membros que compõem o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, para o biênio 2013/2015.
De acordo com Coca, que representou o prefeito Marcelo Barbieri no evento, o Conselho é de fundamental importância para o desenvolvimento dos programas educacionais do Município.
“O papel dos Conselhos é o de fiscalizar, e os membros devem exercer sua função com afinco pois só assim temos condições de realmente melhorar a Educação. Por isso, em nome do prefeito Marcelo e de toda a população, agradeço e cumprimento cada novo conselheiro que vai prestar sua contribuição por meio desta ferramenta”, afirmou o vice-prefeito.
“Araraquara tem tido destaque em vários índices, e muito se deve a qualidade do ensino que oferecemos nas escolas. Além disso, temos dados estatísticos de redução dos acidentes de trânsito em quase 50% com ações de educação para o trânsito”, destacou Coca, que é também engenheiro de trânsito e coordenador da Mobilidade Urbana de Araraquara.
O vereador que representou a Câmara Municipal no evento, Roberval Fraiz, falou sobre a seriedade no acompanhamento das ações da Educação e destacou o tamanho da rede municipal como ponto importante para o desenvolvimento da cidade.
“Temos centenas de motivos para estar nas listas de melhor lugar para se viver, ou para se aposentar, mas no quesito atendimento educacional estamos à frente de muitos Municípios, principalmente se comparado a grandes capitais como São Paulo. Por isso, parabenizo o prefeito pela preocupação e respeito que tem pelos alunos e suas famílias”, disse Roberval.
A secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, cumprimentou os empossados e agradeceu o prefeito “pelo apoio constante que tem dado à Educação de Araraquara”.
“Desde 2009, o prefeito aplica cerca de 32% dos recursos municipais para a Educação, e isso tem sido fundamental para que o atendimento chegue ao maior número de pessoas possível e a qualidade do ensino seja cada vez melhor”, ressaltou Arary.
Para o secretário municipal de Governo, Nino Mengatti, “o fato dos conselhos estarem com composição mais enxuta de membros deve facilitar as agendas para os encontros de discussão do grupo e, assim, agilizar processos que antes eram adiados por falta de quorum”.
“As melhorias na Educação tem de ser constantes e não podem esperar. Tivemos em outubro um número recorde de inscrições para as creches, e novos CERs estão sendo construídos. Tudo isso resultará em mais contratações de funcionários para atender a demanda.Para acompanhar todos esses processos, o Conselho será imprescindível”, acrescentou Nino.
Também acompanharam a posse do Conselho Municipal do Fundeb o vereador Aluisio Braz (Boi) e a coordenadora da Casa dos Conselhos, Silvia Brunetti.
Prêmio Fundeb
No início de 2012, o prefeito Marcelo Barbieri instituiu o Programa de Incentivo à Qualificação do Serviço Educacional Municipal, ou prêmio Fundeb, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade da educação ofertada nas escolas de educação básica da rede municipal de ensino.
A Lei Municipal nº 7.659/12 estabelece a concessão de um incentivo anual a ser pago aos profissionais integrantes do quadro do magistério municipal e aos agentes educacionais que estejam em efetivo exercício nas unidades escolares, conforme pontuação obtida através de critérios objetivos como a assiduidade.
A lei foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.