Aluno do Instituto Federal desenvolve protótipo de avião não tripulado

03/12/2013 - 05h55

Um aluno de 16 anos do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) - Campus de Araraquara - desenvolveu o protótipo de um avião como resultado do projeto de iniciação científica do curso de Técnica em Mecânica Industrial.

Paulo Bonavina, com o auxílio de seu orientador e professor Fernando de Haro Moraes, levou três meses para montar seu avião a partir de isopor e cola quente. A aeronave pesa entre 800g e 1kg e voa por controle remoto de aeromodelo.

Após os testes, o protótipo levantou voo logo na primeira tentativa, em junho deste ano. O aeromodelo sobrevoou e filmou o campus da IFSP num raio de 400 metros. O próximo passo é tornar a criação autônoma para, em futuros estudos, servir de plataforma áerea para eletrônica embarcada.

Fernando explica que o protótipo pode ser usado em serviços de vigilância áerea que utilizam veículos aéreos não tripulados (Vant), como análise de topografia de terrenos, fotografias aéreas e controle de desmatamento.

O sonho do aluno Paulo Bonavina é cursar engenharia de aeronáutica. Ele afirma que nunca havia feito pesquisa antes de entrar no IFSP e nem conhecia a iniciação científica.

Provas

As provas para os três cursos técnicos gratuitos do IFSP estão marcadas para o dia 15 de dezembro. São 40 vagas para os cursos de técnico em informática, 40 para técnico em mecânica e 50 para técnico em serviço público (ensino a distância).

Segundo o diretor geral do IFSP, Ednilson Rossi, os cursos técnicos são uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “A maioria dos alunos já está estagiando ou empregada nas empresas locais dos diversos setores, como o Pólo de Tecnologia de Araraquara e a indústria em geral”, afirma.

Além dos cursos técnicos, o IFSP possui três cursos de nível superior: licenciatura em matemática, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e tecnologia em mecatrônica industrial. Os cursos de graduação foram definidos de acordo com a demanda das empresas de Araraquara e região.

O processo seletivo da graduação é feito pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que é o sistema que seleciona candidatos participantes do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) para instituições públicas de ensino superior.

As primeiras turmas de graduação se formam em 2014. Dois alunos de Araraquara, no entanto, foram selecionados e estão participando do Programa Ciência Sem Fronteiras, de acordo com o diretor geral, mesmo antes da conclusão do curso.

Um aluno da mecatrônica está na Coréia do Sul e outro, de análise e desenvolvimento de sistemas, aprendendo nos Estados Unidos. A participação dos alunos no programa de bolsas de estudos no exterior comprova a qualidade da instituição. Em 2014, mais oito alunos locais terão a oportunidade de estudar nos Estados Unidos, Canadá e Hungria.

Investimentos

No próximo ano, o IFSP irá receber investimentos da ordem de R$ 10 milhões para ampliar sua capacidade em 250%, passando dos atuais 400 alunos para 1.400. O investimento também será utilizado para a construção de laboratórios, quadra poliesportiva, entre outros.

Além do investimento, a partir do próximo ano o IFSP deve oferecer graduação em engenharia e um centro de línguas.