Ferroviária/Fundesport inicia testes para selecionar novos talentos

Durante toda a semana equipe reúne garotas vindas de diversas cidades para tentar uma vaga na base grená

04/12/2013 - 03h04

Começou nesta segunda-feira (02), a peneira da Ferroviária/Fundesport em busca de jovens talentosas para integrar o elenco de suas categorias de base. Os testes seguem até sexta-feira (06) no estádio municipal Aco. Podem participar garotas nascidas entre 1994 a 1998 vindas de qualquer lugar do país.

No primeiro dia de testes, mais de 20 atletas compareceram ao horário destinado às meninas nascidas de 1994 a 1996. Elas vieram de diversas cidades do interior paulista, como Pirassununga, Araras, Casa Branca, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Guarulhos e também do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Muitas estavam acompanhadas de seus pais, que observavam cada jogada torcendo para o destaque das filhas.

O coordenador dos testes e das categorias de base afeanas César Molina acompanhou atentamente, à beira do gramado, o jogo-treino disputado pelas garotas. “Devido à grande exposição da Ferroviária/Fundesport nesta temporada, com ótimos resultados alcançados, muitas jogadoras da região começaram a nos procurar em busca de uma oportunidade. Como a última peneira foi realizada em 2011, decidimos promover novas avaliações. Pelo que vi neste primeiro dia, o nível das atletas está muito bom. Estamos observando cada detalhe, técnico, tático e físico”, explica.

Douglas Onça, treinador da equipe grená principal, também participou das análises do primeiro dia. “Buscamos atletas que estejam prontas para entrar na base. Vale lembrar que aquelas que não puderem participar dos testes todos os dias da semana poderão ser monitoradas pela Ferroviária/Fundesport, mesmo à distância”, conta.

Joana Villanova (16), de Mogi Guaçu, era uma das atletas vindas para tentar uma vaga no elenco afeano. “Comecei aos 13 anos e hoje jogo futsal, mas meu sonho é mesmo o futebol de campo. Estou um pouco nervosa, assim como várias meninas, mas todas estão indo bem e têm chance. Espero que tudo dê certo”, diz.

Rafaela Machado (14), de Pirassununga, participou de sua primeira peneira. “É difícil conseguir uma chance no futebol feminino, mas não impossível, por isso decidi seguir meu sonho”, revela.

Algumas jogadoras da Ferroviária/Fundesport também passaram pelo local para assistir as candidatas ao time, como a atacante Ottilia (16), que está há dois anos na base grená e que em 2013 chegou à Seleção Brasileira Sub-17. “É importante vir até aqui para ajudar a tranquilizar as meninas, já que o nervosismo é normal nestas situações, mas pode atrapalhar. Elas só precisam confiar em si mesmas, entrar em campo e mostrar o que sabem fazer. As novas escolhidas com certeza ajudarão a fortalecer ainda mais a base da equipe”, pontua.