Fotógrafo: Sergio Pierri
05/12/2013 - 04h00
Durante a 9ª plenária do OP 2013 (Orçamento Participativo), realizada na noite de terça-feira (3), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Altamira Amorim Mantese, no Jardim Selmi Dei III, o prefeito Marcelo Barbieri debateu novas melhorias com moradores dos bairros. Ele apresentou as obras já realizadas ou que estão em fase de execução naquela região de Araraquara.
Questões como a instalação da UPA e Subprefeitura no Selmi Dei, transporte coletivo e segurança foram os principais temas do OP, que envolveu lideranças de moradores em diálogo direto com o prefeito e outros representantes do governo.
Marcelo destacou na plenária a transformação que vem sendo observada na região do Selmi Dei nos últimos cinco anos, principalmente em relação à moradia com a entrega de novos núcleos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.
Além das 24 casas do PAC 1 no Adalberto Roxo e as 498 do Minha Casa Minha Vida no São Rafael II já entregues, Marcelo destacou as 1.361 moradias que serão entregues a partir deste ano, além da construção de mais duas mil novas casas naquela região.
“Por isso é fundamental todas as obras realizadas e as que a Prefeitura vem realizando nesta importante região de Araraquara”, disse Marcelo, ao enumerar as melhorias na infraestrutura já entregues e as que ainda serão executadas pelo seu governo.
Investimentos
Conforme o prefeito enumerou, foram entregues diversas obras na região do Selmi Dei, como a pavimentação dos Jardins Indaiá e Veneza, a Sala de Estabilização e a reforma e ampliação das unidades de saúde do Selmi Dei I e IV, além da área de lazer do Veneza.
Também citou a futura UPA do Selmi Dei (nos moldes da UPA da Vila Xavier) e a construção da área de lazer no Adalberto Roxo.
Marcelo ainda lembrou uma série de outros investimentos na região, entre eles a construção do CER no Adalberto Roxo em parceria com o Estado, da escola estadual no Indaiá, da unidade de saúde no Roxo, além da construção da Praça dos Esportes e da Cultura no Indaiá, que também abrigará o CRAS (todas em fase de execução).
Compromisso
O diretor de produção da Viação Paraty, Antonio Donizeti Duran, disse que a empresa irá estudar as demandas do transporte coletivo reivindicadas pelos usuários.
Também participaram da plenária os secretários Orlando Mengatti Filho, Nino (Governo), Arary Ferreira (Educação) e Eli Schiavi (Segurança Pública), além de representantes de várias outras secretarias do governo.
O coordenador de Participação Popular, Rodrigo Martins, confirmou que a próxima plenária do OP, a penúltima de 2013, será realizada neste sábado (7), às 10h, na região da Chácara Flora.