O Compasso Centro de Danças leva ao palco o aprendiz de feiticeiro que encantou o mundo todo: Harry Potter.
Fotógrafo: Sergio Pierri
06/12/2013 - 03h25
Harry Potter
A OBRA
Desde o lançamento do primeiro volume impresso – Harry Potter e a Pedra Filosofal – a obra da escritora britânica Joanne Rowling (que compreende 7 livros e oito filmes) já foi traduzida para mais de 67 idiomas e a série de livros ultrapassou 1 bilhão de unidades vendidas. A narrativa referencia a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e tem como eixo as contendas entre Harry Potter e o bruxo Lord Voldemort, às quais se juntam situações de aventura e muito mistério. O enredo se desenvolve em um plano mágico e a partir desse ambiente de fábula desenvolvem-se questões inerentes ao existir e à convivência, sentimentos e comportamentos.
A ESCOLA
Com nove anos de existência, o COMPASSO CENTRO DE DANÇAS é resultante da associação de três profissionais experientes da Dança - todos com mais de 20 anos de carreira: Graziela Mariconi, Itamar Matos e Kássia Keppe. Atualmente, oferece praticamente todas as modalidades de Dança (Clássico, Jazz, Contemporâneo, Sapateado, Flamenco, Hip Hop), em todos os níveis, desde o baby class ao avançado.
O ESPETÁCULO
A montagem com a participação de 210 elementos, incluindo-se bailarinos e atores. Segundo o diretor Itamar Matos, a escolha do tema deu-se em virtude do fascínio que Harry Potter exerce, mas, principalmente, pelo fato de ainda não haver uma versão para a dança. “Toda a ambientação teve que ser reinventada e as coreografias criadas – nem tínhamos de onde copiar”, explica Itamar, que, além de dirigir e coreografar, executou a cenografia, projetou a iluminação e, durante a apresentação, opera luz, dança e cuida dos efeitos especiais. “Com trabalho intenso e sério a gente acaba conquistando pessoas para ajudar. Mas é necessário acreditar, tomar a iniciativa, e não sossegar, até o último segundo”, frisa o diretor. Além do ineditismo da peça, a montagem contará com novidades na parte técnica. A Escola, que tem apresentado grandes musicais nos últimos anos (Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Piratas do Caribe, A Família Addams), vai empregar, pela primeira vez, a técnica conhecida como Projeção por Mapeamento, que possibilita efeitos visuais muito interessantes e ainda encontra-se restrita às grande companhias, dado sua relativa complexidade e seu investimento ainda alto. “É uma novidade, ainda... e queremos brindar o público com esse elemento. Em breve, à medida que se popularizar, com certeza, outras escolas a utilizarão. Como algo novo, é desafiador para nós. Mas temos que ousar.”, destaca Itamar.
Serviço:
Harry Potter e a Magia da Dança. Compasso Centro de Danças. Apresentações: 07 e 09/12, 20h, no Teatro Municipal de Araraquara (Tel. 16 3336-5183); dias 19. 20.21 e 22/12, às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos (Tel. 33714339). Informações e ingressos na portaria dos teatros.