Realizado em Araraquara pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, evento destaca a implantação da NR 32
Fotógrafo: Sergio Pierri
06/12/2013 - 03h34
Cerca de cem profissionais da rede SUS (Sistema Único de Saúde) e Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) participam, em Araraquara, de uma Oficina Regional que até esta sexta (6) debate a implantação da NR 32, ou Norma Regulamentadora sobre segurança do trabalhador de saúde na área da própria saúde.
O evento realizado pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) foi aberto na manhã dessa quinta-feira (5), no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, com profissionais de quinze municípios, que participarão de várias palestras temáticas e de rodadas de debates.
Um dos idealizadores da NR 32, o diretor científico da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Mario Bonciani, destacou esta Norma Regulamentadora como “fundamental para o profissional da saúde”. Segundo Bonciani, muitas vezes este profissional não tem a dimensão exata de sua real função em um ambiente de trabalho.
Representando o prefeito Marcelo Barbieri na solenidade, a secretária interina de Saúde, Eliana Honain, ressaltou a importância da Oficina Regional. “É preciso intensificar o debate sobre a NR 32 até como ponto de reflexão sobre a carga física e emocional vivida pelo profissional da saúde”, afirmou.
Também o professor-doutor do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde da USP São Paulo, Luiz Sérgio Lessi, enfatizou a necessidade do aprofundamento das discussões sobre a Norma Regulamentadora 32, implantada há oito anos no Brasil para proteger o trabalhador da saúde.
Capacitação
Para a gerente local do Cerest, Matilde Damiani, a Oficina Regional visa capacitar os profissionais responsáveis pela execução das ações relativas à NR 32. “Não existe transformação sem educação”, resumiu Matilde, que agradeceu o apoio do governo do prefeito Marcelo às realizações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
O Cerest Araraquara engloba 24 municípios da área de abrangência da DRS III (Divisão Regional de Saúde), órgão do governo do Estado também sediado na cidade.
Participaram da solenidade também o coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, Feiz Mattar, e o chefe em Vigilância Sanitária da Prefeitura de São Carlos, Marcos Petrilli, entre outros representantes de governo.