Fotógrafo: Sergio Pierri
11/12/2013 - 02h03
O prefeito Marcelo Barbieri sancionou a lei que institui o Dia Municipal do Comerciário. O ato foi realizado nessa segunda-feira (9) durante a Sessão Solene, realizada na Câmara Municipal, de entrega do título de Cidadão Araraquarense a Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários).
Em todo o Brasil, no dia 30 de outubro é comemorado o Dia do Comerciário e, agora, a data passa a integrar o calendário oficial de Araraquara. De autoria do vereador Édio Lopes, a lei também institui o Prêmio José Rodrigues de Lima, destinado ao comerciário do município que se destacar no ano anterior à entrega da honraria, sendo indicado pelo Sindicato dos Comerciários local com periodicidade anual.
Além do prefeito e dos homenageados - Luiz Carlos Motta e José Rodrigues de Lima – também estiveram presentes o secretário adjunto do Emprego e Relações do Trabalho, representando o governador Geraldo Alckmin, Aparecido de Jesus Bruzarosco; o diretor vice-presidente da Federação dos Comerciários do Estado de S. Paulo, Oscar Gonçalves; o presidente do Sincomerciários de Araraquara, José de Matos Filho; e o presidente do Sindicato dos Comerciários de Mogi das Cruzes, Jair Mafra.
O prefeito Marcelo agradeceu a presença maciça das pessoas que lotaram o plenário da Câmara para prestigiar as homenagens e destacou a importância dos comerciários no desenvolvimento da cidade. “As homenagens da noite estendem-se também a toda classe comerciária pelo interesse na causa trabalhista”.
O prefeito destacou que os comerciários são uma das categorias que mais crescem na cidade. “É o reconhecimento de uma cidade que tem o comércio na alma. Faz parte do nosso DNA e da nossa história”, defendeu o prefeito.
Para João Farias, presidente da Câmara Municipal, a criação do Dia do Comerciário contribui para quebrar o tabu de que o comércio é uma transição no trabalho. “O Dia é a garantia de trazer para a cidade o debate de como tratar os comerciantes, setor de importância na nossa economia”.
Motta - Marcelo destacou o profissional de grande respeito que é o presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Motta. É um homem a altura dos desafios colocados no momento em que o país vive”. O vereador Édio Lopes disse que “Motta tem os olhos no futuro” e destacou suas realizações sindicais e a contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários do Estado, que apenas em São Paulo somam 2,5 milhões pessoas.
O secretário adjunto do Emprego e Relações do Trabalho, Aparecido de Jesus Bruzarosco, destacou a forma como Araraquara trata os trabalhadores comerciários da cidade e trouxe o abraço do governador Alckmin a Motta. “Não é surpresa este momento, porque Motta é dedicado e determinado a vencer. Ele coloca em prática o que planeja. É um dos dirigentes mais respeitados em todo o país”.
A participação de Motta, em 2012, representando todos os trabalhadores brasileiros como delegado titular da 101ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), organismo da ONU, foi apontada pelo prefeito que, lembrou ainda a participação de Motta em seminários de diversos países sobre humanização do trabalho, reforçando seu comprometimento principal: defender os direitos dos trabalhadores e, em especial, dos comerciários.
Motta disse que a luta pela classe é diária, com a participação de 68 sindicatos. “Buscamos valorizar a categoria, trazendo benefícios para os sindicatos filiados”. De acordo com ele, a ideia é criar um país melhor, com justiça social e melhores condições de vida. “2014 será um ano de desafios e de grandes vitórias para os comerciários”, apostou.
Lima – O prefeito também agradeceu a José Rodrigues de Lima, que veio para Araraquara em 1959, trabalhou em diversos locais do comércio e em 1961 entrou para o Sindicato dos Comerciários de Araraquara e Região. “A criação do prêmio com seu nome é muito justa. Depois de mais de 50 anos, o Lima continua atuando nas tarefas de construir bases sindicais em várias cidades. Ele é o segundo vice-presidente do Sincomerciários, e tem uma energia incrível: está sempre disposto a trabalhar nas cozinhas de eventos beneficentes”, afirmou o prefeito Marcelo.
O presidente do Sincomerciários de Araraquara, José de Matos Filho, contou que Lima é dono de uma “energia impressionante”. “Ele está sempre pronto para qualquer atividade externa. É uma pessoa disposta e dedicada, cujo nome foi aceito por unanimidade para receber a homenagem. E é uma homenagem para sempre, pois ele dá nome a este Prêmio anual”.
O vereador Édio Lopes, autor das duas homenagens da noite, apresentou um resgate da história dos comerciários no país e disse que a homenagem a Lima é uma forma de reconhecer os que mais se destacam na profissão, além de relembrar uma história de lutas para alavancar o progresso na Morada do Sol.
Familiares e amigos acompanharam as homenagens.