Novo terminal de passageiros será inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo prefeito Marcelo Barbieri nesta quinta, dia 12
Fotógrafo: Sergio Pierri
12/12/2013 - 03h40
80% de ocupação
A Azul Linhas Aéreas inicia os voos regulares no aeroporto Bartholomeu de Gusmão, de Araraquara, com boa expectativa de atender a região central do Estado de São Paulo.
De acordo com a empresa, a expectativa é positiva, já que a região “estava carente de transporte aéreo” e a Azul irá atender essa demanda. O voo entre Campinas e Araraquara registrou 80% de ocupação.
A empresa considera Araraquara um importante pólo regional com movimento sólido de atacado e varejo, consequência dos corredores comerciais e shoppings. Entre Araraquara e Campinas, a Azul oferecerá duas frequências diárias.
Inauguração
O novo terminal de passageiros do aeroporto será inaugurado nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, às 13h.
O novo espaço foi construído com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 7,4 milhões, utilizados na obra do novo prédio, adequação da pista de rolamento e implantação de sistema viário. A Prefeitura de Araraquara investiu R$ 500 mil na iluminação do estacionamento e sinalização do entorno.
As obras permitiram a retomada, após seis anos, dos voos regulares do aeroporto, que serão operados pela Azul Linhas Aéreas.
“O novo terminal de passageiros traz uma mudança muito grande para Araraquara, fomentando o desenvolvimento e favorecendo a vinda de empresas. Somos muito gratos ao empenho do governador Geraldo Alckmin, que desde que assumiu o governo do Estado vem contribuindo muito com a cidade”, afirmou o prefeito Marcelo, destacando também o apoio do deputado estadual Roberto Massafera.
Obras
O novo terminal tem 1.600 m², oito vezes o tamanho do antigo, e comporta salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais para lojas e locadoras de veículos. Já estão em operação a locadora de veículos e uma lanchonete, além do guichê da Azul Linhas Aéreas.
O novo aeroporto deve empregar 70 profissionais, segundo o diretor do Daesp Antonio Carlos Dinato, na operação das linhas comerciais, seguranças, locadoras, bombeiros e cantina. Os agentes de proteção e supervisores passaram por curso exigido pela Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil).
Das vagas geradas nessa nova fase do aeroporto, quase a metade é de moradores dos bairros Hortênsias, Yolanda Ópice, Del Rey e Dumont.
Voos
A entrada da Azul marca a retomada dos voos regulares desde 2007. Os voos devem atender a demanda do município de Araraquara e também de cidades vizinhas. O aeroporto de Araraquara movimentou, no ano de 2012, 21.709 passageiros e 18.811 pousos/decolagens. De janeiro a julho de 2013, foram registrados 14.558 passageiros e 11.646 pousos/decolagens.