Liga Mundial: Brasil vence a Polônia e faz a festa da torcida no Maracanãzinho

Em seu primeiro jogo em casa, equipe brasileira fez 3 a 0 diante de europeus e segue liderando Grupo A

Fotógrafo: João Pires/LBF
04/06/2011 - 18h18

A seleção brasileira não decepcionou os mais de 10 mil torcedores que lotaram o ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e venceu em sua primeira partida em casa na Liga Mundial de Vôlei 2011. A equipe eneacampeã da competição bateu a Polônia por 3 sets a 0 (25/23, 26/24 e 25/20) na manhã deste sábado (5) e garantiu sua permanência na liderança do Grupo A da competição. Brasileiros e poloneses voltarão a duelar no Rio de Janeiro neste domingo (5), a partir das 10h, em partida que será transmitida ao vivo pela TV Globo. 
Com três vitórias, todas sem perder sets, o Brasil é o primeiro colocado da chave, agora com nove pontos. Os vice-líderes são os Estados Unidos, com seis, seguidos pela Polônia, com três, e Porto Rico, com zero. As duas melhores equipes do grupo avançarão à Fase Final.
"Estamos felizes por conquistar três pontos, mas insatisfeitos, pois sabemos que temos muito mais a apresentar. Enfrentamos o alto bloqueio polonês mais do que deveríamos no primeiro set. O time estava um pouco ansioso e este fator, somado ao pouco tempo de preparação e à falta de ritmo, gerou a instabilidade, que foi a tônica da nossa equipe", comenta o técnico Bernardinho, satisfeito com a oportunidade de enfrentar um rival forte como a Polônia logo na primeira fase da competição.
"Queremos chegar entre os oito finalistas e lutar pelo nosso décimo título. Por isso, é muito importante termos a oportunidades de enfrentar times de bloqueio pesado, como a Polônia. O Anastasi conhece muito bem as peças da nossa equipe e sabe como nos colocar em dificuldades".
O líbero Serginho, um dos destaques da equipe com defesas impressionantes, seguiu a linha do treinador na avaliação sobre o desempenho da equipe.
"É sempre difícil jogar contra um time alto, mais ainda quando alguns fundamentos não funcionam, como aconteceu no início do jogo. A vitória foi importante, por somarmos três pontos, mas não apresentamos o voleibol que gostaríamos e que estamos acostumados", completa.
Em manhã inspirada, o oposto Leandro Vissotto foi o principal destaque da partida, com 18 pontos. Pelo lado polonês, o ponteiro Kurek marcou 16 pontos.

O JOGO
O Brasil teve muitas dificuldades para superar o bloqueio polonês no início da partida. Foi neste fundamento, com Mozdzonek parando Rodrigão, que os europeus chegaram a ter 10/6 a seu favor. O Brasil aproveitou uma boa sequência de saques para chegar à igualdade no décimo ponto, mas logo permitiu nova ascensão dos poloneses, que chegaram a ter 19/14 à frente. No fim, Leandro Vissotto brilhou, empatando em 22/22, e Giba usou toda sua categoria para marcar os dois últimos pontos e dar a vitória ao Brasil, com 25/23.
Na segunda parcial, a Polônia também começou melhor. Os europeus chegaram ao primeiro tempo técnico com vantagem de 8/3. Aos poucos, o Brasil reduziu a diferença, até chegar ao empate, no 17º ponto. Pouco depois, aproveitando um erro de ataque do oposto Bartman, os brasileiros assumiram a liderança pela primeira vez no set, em 21/20. No final, Lucas bloqueou Mozdzonek no meio de rede para definir a vitória brasileira por 26/24.
Na terceira parcial, quem saiu na frente foi o Brasil. Depois e comandar o placar no início do set, a seleção abriu 10/6 aproveitando um erro do oposto polonês Bartman. Voltando a utilizar seu forte bloqueio, a Polônia se aproximou em 12/13. Retomando o ritmo inicial, o Brasil conseguiu se distanciar novamente antes de confirmar a vitória, com Giba explorando o bloqueio: 25/20.

EQUIPES
BRASIL - Bruno, Leandro Vissotto,Giba, João Paulo Bravo, Lucas e Rodrigão. Líbero - SerginhoEntraram - Marlon e Wallace Técnico - Bernardinho

POLÔNIA - Zygadlo, Bartman, Kurek, Ruciak, Kosok e Mozdzonek. Líbero - IgnaczakEntraram - Bakiewicz, Jarosz, Woicki e NowakowskiTécnico - Andrea Anastasi
Outros jogos
Pela chave A, a mesma de Brasil e Polôia, os Estados Unidos derrotaram Porto Rico, em San Juan, na sexta, por 3 sets a 1 (24/26, 29/27, 25/17 e 25/17), com 20 pontos do oposto Stanley. As duas equipes voltarão a se encontrar neste sábado, às 21h30.
No Grupo B, também na sexta, a Rússia derrotou a Alemanha por 3 a 0 (29/27, 25/23 e 25/23), em Kaliningrad, com 17 pontos do oposto Mikhaylov. Neste sábado, o time voltam a jogar a partir das 12h. No mesmo horário, a Bulgária enfrentará o Japão em Varna.
Na chave C, os visitantes estão em vantagem na segunda semana. Jogando em Belgrado, a Finlândia bateu a Sérvia por 3 a 1 (25/27, 26/24, 25/20 e 27/25), com 26 pontos de Mikko Oivanen. Em Povoa de Varzim, o oposto Pereyra marcou 15 pontos na vitória da Argentina sobre Portugal. Os duelos se repetirão neste sábado.
Pela chave D, a Coreia do Sul aproveitou o mando de quadra e fez 3 a 1 (25/21, 24/26, 25/20 e 25/16) sobre a França, que teve no oposto Moreau o principal pontuador da partida, com 20 pontos. O duelo entre coreanos e franceses voltará a acontecer neste domingo, assim como a segunda partida entre Itália e Cuba, em Barletta.