Alckmin e Marcelo inauguram novo terminal do aeroporto

Governador afirma que investimento trará mais desenvolvimento à região

Fotógrafo: Sergio Pierri
13/12/2013 - 04h27

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, inauguraram nesta quinta, 12 de dezembro, o novo terminal de passageiros do aeroporto estadual Bartholomeu de Gusmão com o primeiro vôo comercial da Azul Linhas Aéreas na região. 

Para Alckmin, a inauguração do terminal e o início das operações da Azul mostra a força e o momento econômico da cidade e da região. “É uma alegria inaugurar o primeiro vôo comercial e um terminal moderno que conta com total acessibilidade. A aviação é o modal que mais cresce no país e induz ao desenvolvimento econômico”, afirmou. 

O governador, o prefeito, os deputados Roberto Massafera (estadual) e Vanderlei Macris (federal), além do diretor do Daesp Ricardo Volpi e diretores da Azul chegaram a Araraquara no vôo que veio de Campinas. 

O aeroporto também recebeu do governador o ambulift, um equipamento que auxilia no embarque e desembarque de pessoas com deficiência em aviões e que funciona a partir de uma plataforma elevatória que transporta a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida até a aeronave. 

O prefeito Marcelo Barbieri agradeceu o governador Alckmin “por tudo que tem feito na região” em prol da saúde, educação, desenvolvimento econômico, entre outros. O prefeito destacou que os vôos da Azul permitirão viagens de Araraquara para 106 destinos em todo país. 

“É importante destacar que o novo terminal irá gerar para Araraquara 70 empregos entre operadores de esteira, pessoal da administração e manutenção. Quase a metade desses empregados mora nos bairros Hortênsias, Yolanda Ópice, Del Rey e Dumont”, ressaltou o prefeito. 

O governador também entregou 14 vans equipadas para o transporte de pacientes do SUS para 14 cidades da região com até 50 mil habitantes e descerrou duas placas, referentes à duplicação da Vicinal José Barbanti Neto (onde foram recuperados 5,6 km da rodovia, sendo duplicado 1,5 km), e à nova sede Ciretran. 

O deputado estadual Roberto Massafera e o deputado federal Vanderlei Macris apontaram a competência do governador na gestão pública. “O grau de endividamento do Estado é hoje 50% inferior ao de dez anos”, disse o deputado Massafera. 

Macris afirmou que Alckmin construiu um estado forte e competente com capacidade de investimento. Sobre o prefeito de Araraquara, o parlamentar afirmou que ele colocou o município na rota do desenvolvimento que irá garantir emprego e renda para a população. 

Estiveram presentes na inauguração do novo terminal diversos prefeitos da região, vereadores, demais autoridades e centenas de pessoas.

Novo terminal 

O novo terminal tem 1.600 m², oito vezes o tamanho do antigo. O investimento é do Governo do Estado na ordem de R$ 7,4 milhões, utilizados na obra do novo prédio, adequação da pista de rolamento e implantação de sistema viário. A Prefeitura de Araraquara investiu R$ 500 mil na iluminação do estacionamento e sinalização do entorno.

Vôos regulares 

O investimento atraiu o interesse da Azul, que passa a oferecer vôos regulares à população com destino a Campinas. Isso marca a retomada dos vôos regulares interrompidos em 2007. 

A Azul vai oferecer vôos diários com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, com boa expectativa de atender a região central do Estado de São Paulo. 

De acordo com a empresa, a expectativa é positiva, já que a região “estava carente de transporte aéreo” e a Azul irá atender essa demanda. O voo entre Campinas e Araraquara registrou 80% de ocupação. 

A empresa considera Araraquara um importante pólo regional com movimento sólido de atacado e varejo, consequência dos corredores comerciais e shoppings. Entre Araraquara e Campinas, a Azul oferecerá duas frequências diárias.