Fotógrafo: Sergio Pierri
14/12/2013 - 04h02
O prefeito Marcelo Barbieri anunciou nessa sexta-feira (13) José Antônio Spera como novo secretário municipal de Segurança Pública. A portaria de nomeação será publicada nos atos oficiais do município nesse sábado (14).
Spera reassume o cargo que ocupou quando a Secretaria foi criada em 2009. Eli Schiavi, que ficou no cargo de 2011 até o momento, se desligou por motivos pessoais.
“O Spera já ocupou o cargo e conhece o funcionamento da Guarda Municipal, além disso, a instalação do sistema de videomonitoramento foi realizada sob sua coordenação”, disse o prefeito.
O novo secretário ressaltou que assume novamente a Pasta com o objetivo de reformular os postos na Guarda Municipal e de, especialmente, resgatar a imagem desses profissionais.
“Nossa Guarda é formada por cidadãos de bem, que prestam um excelente trabalho à comunidade e que tiveram sua imagem arranhada. Vamos trabalhar no sentido de resgatar a confiança que a população sempre depositou nesses servidores”, salientou Spera.
O prefeito Marcelo destacou que dará continuidade ao sistema de videomonitoramente em Araraquara, pois considera essa tecnologia uma conquista para a cidade e que já ajudou a identificar e solucionar vários crimes em parceria com as Polícias Militar e Civil.
Novas câmeras
O prefeito anunciou a aquisição de duas novas câmeras que têm como diferencial a leitura de placas de veículos. Os recursos para a compra dos novos equipamentos são remanescentes do montante que a Prefeitura havia recebido do Pronasci para a implantação do sistema de videomonitoramento. Agora, o Ministério da Justiça concedeu parecer favorável à aquisição dos novos equipamentos.
Marcelo também comunicou a liberação de recursos no valor de R$ 878 mil que serão utilizados para a compra de equipamentos, uniformes e viaturas para a melhoria dos serviços prestados pelo Guarda Municipal. A liberação da verba foi publicada nesta sexta-feira pelo Ministério da Justiça.
Sindicância
O prefeito anunciou também os pedidos de afastamento do coordenador da Guarda Municipal, do gerente do Videomonitoramento e de mais sete gestores de suas funções. Os cargos foram entregues para que o novo secretário tenha liberdade de formar sua equipe. Já os 12 Guardas Municipais que se revezavam em escala na Central de Videomonitoramento foram afastados desta atividade até a conclusão da Sindicância.
“O afastamento dos servidores de suas funções não significa punição. A sindicância já foi aberta e pedimos agilidade para que num prazo de 30 dias a situação já esteja esclarecida”, ressaltou Marcelo.
O secretário Eli Schiavi afirmou que quando teve conhecimento das denúncias pela imprensa imediatamente foi realizada uma varredura nos computadores da Central de Videomonitoramento e nenhum arquivo contendo as imagens apresentadas foi encontrado. A possibilidade de que essas imagens estivessem arquivadas na Central foi descartada, já que o sistema passou por manutenção há alguns meses e todos os computadores foram formatados.
Schiavi também explicou que todo o procedimento de implantação do sistema foi realizado com responsabilidade, regulamentado por Lei Municipal. “Os Guardas que exercem funções na Central passam por treinamento e assinam um Termo de Responsabilidade por seus atos”, informou.