Fotógrafo: Sergio Pierri
18/12/2013 - 05h50
A equipe do Centro de Desenvolvimento Profissional de Educadores (Cedepe) da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara apresentou, na segunda-feira (16), aos diretores da Rede Municipal de Educação Infantil, o planejamento que deve constituir a formação continuada do Programa Qualidade de Vida – Amor Exigente (PQVAE) para 2014.
O objetivo, segundo a gerente do Cedepe, Ana Maura Castelli Bulzoni, é expor os resultados obtidos na formação durante 2013 e iniciar a adesão dos educadores para o próximo ano.
“Falamos sobre a proposta de 2014; a continuidade da formação e do compartilhamento de experiências com as pessoas que já fizeram o curso entre 2012 e 2013; e apresentamos a possibilidade de montar mais um grupo para o fortalecimento desta formação, que para nós é de fundamental importância”, explicou Ana Maura.
Cerca de 360 profissionais da educação infantil já participaram da formação, que visa fornecer aos educadores ferramentas sociais para prevenir, orientar e a dar apoio aos pais e alunos atendidos pela Prefeitura de Araraquara.
Referência Nacional
De acordo com a coordenadora regional do PQVAE, Maria Lucia Oliveira Gil, o trabalho realizado pela ONG em parceria com a Prefeitura de Araraquara se tornou referência nacional para o Programa.
“Estive com a diretora nacional do Amor Exigente e ela destacou a formação com os educadores de Araraquara para o Programa em todo o País. Para nós é uma alegria, pois sabemos como os profissionais se envolveram com esta formação. O resultado só poderia ser muito positivo”, afirmou Maria Lucia.
A secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, parabenizou a equipe e ressaltou a importância da formação para o educador.
“Este curso é na verdade uma ferramenta para ‘cuidar de quem cuida’. Tive uma grata surpresa ao participar da finalização do curso e perceber a transformação das pessoas, o despertar da gentileza que estava adormecida, o novo olhar para si mesmo, para os colegas de trabalho e para os alunos”, declarou a secretária.
“Ao oferecer esta formação, o prefeito Marcelo Barbieri deu um grande salto para a qualidade da educação municipal, pois estes educadores estão com certeza melhor preparados para lidar com as situações que surgem no cotidiano de uma escola”, acrescentou Arary.
A promotora de justiça da Infância e Juventude, Noemi Corrêa, demonstrou seu contentamento com os resultados.
“Também fui surpreendida positivamente ao me deparar com profissionais tão comprometidos com a educação, a grande maioria com pós-graduação na área, o que reforça a escolha de cada um pela escolha da profissão de professor. Peço que a secretária leve ao prefeito o meu muito obrigado por se preocupar com a educação e nos permitir trabalhar o educador, que será o destinatário de uma geração de crianças que precisa deste olhar atento”, afirmou a promotora.
Acompanharam a apresentação a coordenadora de Políticas Educacionais, Inês Marini; gerentes da Educação e diretores das unidades de ensino infantil.