O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou o lançamento do livro em que cada acadêmico relata a história de grandes nomes da literatura
Fotógrafo: Sergio Pierri
20/12/2013 - 03h10
O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou, na noite de quarta-feira (18), no Palacete das Rosas, a festa de lançamento do livro “Antologia dos Acadêmicos e Patronos da Academia de Letras”. Esta é a primeira obra literária lançada pela Academia Araraquarense de Letras após sua criação em 2009.
Os 37 acadêmicos reverenciaram personalidades da cultura nacional e que são os patronos da Academia. Entre os artistas homenageados no livro estão Mario Quintana, Cecília Meirelles, Mario de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, além de expoentes da cultura e sociedade local como Ruth Correia Leite Cardoso, Pio Lourenço Correa e Wallace Leal Valentim Rodrigues.
O prefeito afirmou que a Academia tem um papel fundamental para o fortalecimento da literatura araraquarense. “Essa é uma noite histórica para Araraquara, pois coloca em evidência o talento dos escritores da Academia, o que fortalece a literatura produzida aqui”, destacou.
Membro da Academia, o vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, destacou que o lançamento do livro faz parte de um momento importante da cidade. “Estamos vivendo um momento cultural ímpar em Araraquara. Recentemente foi lançado um filme sobre a história da cidade e hoje lançamos esse livro o que demonstra a importância da Academia”, comentou Coca.
“Essa é uma noite memorável para todos nós, estamos homenageando nossos patronos e o primeiro presidente da Academia, Dr. Darcy de Oliveira Lins”, falou a presidente Aparecida Jesus G. Aguiar.
O livro é uma homenagem póstuma ao acadêmico Dr. Darcy de Oliveira Lins, falecido este ano e que foi o primeiro presidente da Academia Araraquarense de Letras.
“Essa é uma bela e justa homenagem ao Dr. Darcy, um entusiasta para a formação desta Academia”, ressaltou Marcelo.
O advogado e vice-presidente da Academia, Fernando Passos, também destacou a noite história para Araraquara. “Esse é um documento essencial de registro da cidade. Nossa missão é fazer com que os cidadãos tenham conhecimento cultural da cidade onde vivem”, afirmou.
Durante o evento, os membros da Academia receberam o título de membro efetivo da Academia. O prefeito Marcelo Barbieri, o deputado estadual Roberto Massafera e o vice-prefeito Coca Ferraz também foram agraciados como membros beneméritos da Academia Araraquarense de Letras.