Maternidade Gota de Leite, reaberta pelo prefeito Marcelo Barbieri, contribuiu para salvar vidas
Fotógrafo: Sergio Pierri
24/12/2013 - 04h04
Mortalidade Infantil
A taxa de mortalidade infantil em Araraquara apresentou redução segundo dados da Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) divulgados nesta semana. O índice passou 14,4 em 2008 para 11,2 em 2012. Esta queda é reflexo da reabertura da Maternidade Gota de Leite no ano passado, que presta um serviço de referência no atendimento às gestantes e recém-nascidos em Araraquara.
Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, a meta do município é reduzir a taxa abaixo de dois dígitos. “Ficamos muito felizes com o resultado, que demonstra o excelente trabalho que nossas equipes da rede básica e da Maternidade Gota de Leite estão desenvolvendo”, afirma o prefeito.
Em 2008, quando Araraquara atingiu o índice de 14,41 mortes a cada mil nascidos vivos, o município chegou a ser notificado pela Secretaria Estadual de Saúde. Desde que assumiu o governo, o prefeito Marcelo colocou como meta a reabertura da Maternidade Gota de Leite, que havia sido fechada anos antes, a fim de humanizar o atendimento à mulher e bebês e reduzir o índice de mortalidade infantil. Desde maio de 2012 até 17 de dezembro de 2013, 2.874 crianças nasceram na nova Gota.
Segundo o superintendente da Gota de Leite, Dr. Carlos Fernando Camargo, a Maternidade atingiu um índice de 62% de partos normais realizados, o que, de acordo com o médico, é fundamental para a diminuição da mortalidade.
“A reabertura da Gota de Leite foi uma das melhores ações em prol da saúde pública de Araraquara. Antigamente, a Maternidade ficava dentro de um hospital e o risco de infecção tanto para a mãe quanto para a criança era muito grande. Com a sensibilidade do nosso prefeito Marcelo Barbieri, a Gota ganhou um espaço amplo, moderno, equipado e que reúne todas as condições ideais para o nascimento das crianças e bem-estar das gestantes, explica o superintendente.
Outro fator que auxilia na redução da mortalidade infantil é a realização do pré-natal. A rede municipal de saúde oferece o acompanhamento às gestantes desde os primeiros meses da gravidez até o nascimento do bebê.
A gestante Roseli Silvana de Moraes, 27 anos, internada no hospital por apresentar uma gestação de alto risco, ressalta que recebe todo o apoio que necessita na rede pública de saúde. “Minha gestação é de alto risco e estou sendo acompanhada por um médico do Ambulatório de Gestação de Alto Risco. Desde que cheguei aqui na Gota o atendimento foi ótimo, eu não tenho do que reclamar.
Região
O relatório da Seade também aponta que a DRS (Divisão Regional de Saúde) de Araraquara, que engloba 24 municípios da região, registrou o menor índice desde 2000. Segundo a Seade, a DRS apresenta taxa de mortalidade infantil de 9,7 em 2012 frente a 12 em 2011.
Serviço
A Maternidade Gota de Leite Vovó Mocinha “Irene Siqueira Alves” fica na Rua Carlos Gomes, 1610, esquina com a Avenida Duque de Caxias, na Praça Pedro de Toledo, na região central de Araraquara. Mais informações pelos telefones (16) 3305-1536 e 3305-1530.