Prefeito entrega obras de requalificação da Sete de Setembro

Trecho modernizado entre as ruas Humaitá e João Gurgel valorizam tradicional corredor comercial do bairro do Carmo

Fotógrafo: Sergio Pierri
24/12/2013 - 04h06

Avenida 7 de Setembro

Na manhã de sábado (21), o prefeito Marcelo Barbieri entregou as obras de requalificação da Avenida Sete de Setembro, entre as ruas Humaitá (Rua 9) e Rua João Gurgel (13), que ganhou uma série de melhorias para modernizar o importante corredor comercial e gastronômico do bairro do Carmo. 

Com investimento de R$ 850 mil, obtidos junto ao Governo Federal, por meio do Ministério de Turismo, e contrapartida da Prefeitura, a remodelação dos quatro quarteirões incluiu, entre outras obras, a retirada dos bloquetes sextavados das quatro quadras. Também foi feita a compactação do solo e pavimentação da via, além da construção de calçada com pisos intertravado e tátil de alerta para deficientes visuais. 

O prefeito Marcelo destacou o trabalho das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, além da coordenadoria de Mobilidade Urbana, que “permitiram modernizar um dos mais importantes corredores comerciais da cidade”. 

Marcelo enfatizou o empenho do ministro do Turismo, Gastão Vieira, na liberação dos recursos que possibilitaram, entre todas as melhorias, dotar a Sete de uma calçada padrão em mobilidade oferecida. 

“A Sete de Setembro é um das vias mais importantes da história de Araraquara e todas essas obras, como a requalificação da Nove de Julho - entregue na última semana, melhoraram cada vez mais a qualidade de vida da população”, disse o prefeito, que também agradeceu o apoio da Câmara Municipal ao projeto. 

Momento impar 

Para o vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, a entrega da requalificação da Sete de Setembro reflete o “momento ímpar vivido Araraquara nos últimos cinco anos”. 

Coca lembrou a entrega do novo terminal de passageiros do aeroporto Bartholomeu de Gusmão, a modernização do Ginásio de Esportes Castelo Branco, a reabertura da Gota de Leite, a construção do Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri e as duas novas UPAS, além dos recursos para a Santa Casa e da atração de novas empresas. “São alguns dos grandes exemplos da dinâmica do governo do prefeito Marcelo Barbieri”, resumiu Coca. 

Também o vereador Elias Chediek ressaltou a requalificação da Sete de Setembro como uma grande obra, que valorizou toda a região do Carmo. 

Inclusão 

Entre as melhorias dos quatro quarteirões da Sete de Setembro, ainda foi feito o alargamento das esquinas para melhorar a acessibilidade, a instalação de cabos subterrâneos de energia e telefonia, além do plantio de palmeiras e colocação de floreiras, defensas, lixeiras e bancos. 

O projeto da via segue a indicação da Cartilha de Acessibilidade nas Calçadas, da Norma Brasileira 9.050, e da cartilha que determina a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 

O trecho da Sete entre as avenidas João Gurgel e Libaneses passa a ter mão única no sentido centro-bairro e estacionamento de 45º. A melhoria da sinalização foi estendida para a Avenida Getulio Vargas até o balão do bairro Quitandinha, ao lado do Sesc, e o ponto de táxi também foi revitalizado. 

Respaldo 

“A sete de Setembro ficou boa em todos os sentidos com estas obras, principalmente para as vendas”, resumiu o comerciante Arnaldo Donizeti Ferreira, cuja opinião foi compartilhada pela dona-de-casa Jane Pereira da Silva. 

“Está melhor inclusive para a circulação de pessoas e veículos”, afirmou a estudante Giovana Cerqueira Leite e a tia comerciante, Adriana Cerqueira Leite. 

Também estiveram presentes os vereadores Roberval Fraiz, Jeferson Yashuda, Adilson Vital, Geicy Sabonete; o representante do deputado estadual Edinho silva, intermediador dos recursos pela requalificação junto ao Ministério do Turismo; além de secretários municipais e outros representantes do governo, e da população.