Fotógrafo: Sergio Pierri
28/12/2013 - 06h18
500 famílias
Em 2013, o sonho da casa própria se tornou realidade para centenas de famílias que receberam as chaves do novo lar ao serem contempladas por programas habitacionais da Prefeitura.
“Estamos lutando por melhores condições de vida para aqueles que mais necessitam de auxílio. Hoje nosso sentimento é de dever cumprido”, ressalta o prefeito Marcelo Barbieri.
Uma das famílias beneficiadas foi a de Joana Brito dos Santos, que morava com o marido na região próxima à Estação do Ouro em uma casa simples de madeira, sem banheiro. “Iniciamos uma nova vida e estamos muito felizes com nossa casa”, contou ela ao receber, em junho, uma das 19 residências construídas no Jardim das Hortênsias.
As casas não tiveram custo algum para os moradores e foram construídas por meio de parceria entre o município e o Ministério das Cidades, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa de Habitação de Interesse Social (HIS), da Caixa Econômica Federal.
Cada unidade habitacional possui 47 metros quadrados de área construída e 225 metros quadrados de terreno.
Em dezembro foi Dalvina Maria Muniz quem comemorou a nova casa. Ao lado de centenas famílias, ela recebeu as chaves do Residencial Romilda Tapareli Barbieri, localizado na região do Adalberto Roxo. “É a realização de um sonho”, comemorou Dalvina, casada, mãe de quatro filhos.
De acordo com o engenheiro Edélcio Tositto, que responde pela Secretaria de Habitação, o Residencial Romilda Taparelli é composto por 538 moradias. As residências integram o maior projeto habitacional de Araraquara dos últimos anos, que engloba também os conjuntos Anunciata Palmira Barbieri, com 485 casas, e Maria Helena Lepre Barbieri, com 338 unidades, totalizando 1.361 residências.
As casas são destinadas às famílias com renda abaixo de R$ 1.600 e são fruto da parceria entre Prefeitura Municipal e Governo Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
Cada residência do Conjunto Romilda Taparelli possui 42 m² de área construída e terreno de 200 m². Do total, 43 casas adaptadas foram destinadas a pessoas com deficiência e possuem metragem maior que as demais, com 52 m². Outras 33 residências foram destinadas à população idosa.
Outras 485 famílias estão prestes a realizar o sonho da casa própria. No último dia 20, foram sorteados os endereços das moradias do Residencial Anunciata Palmira Barbieri. As chaves serão entregues nos próximos meses.
Mais casas
Araraquara se prepara para receber ainda mais 2 mil moradias populares por meio dos programas Casa Paulista e Minha Casa Minha Vida. Do total, 1.432 residências serão construídas no bairro Residencial Vale Verde e outras 555 no Parque Residencial Jardim do Vale, ambos na região do Selmi Dei. O convênio foi assinado em junho.