Anderson Cruz vence Santo Onofre

Fotógrafo: João Carlos
03/01/2014 - 03h11

Santo Onofre

Com 20 minutos e 24 segundos, o atleta Anderson Cruz, de 30 anos, percorreu os sete quilômetros da 34ª Santo Onofre e venceu a corrida disputada na terça-feira (31) nas ruas do centro de Araraquara.

Em julho, nos 57º Jogos Regionais, Anderson conquistou as medalhas de prata nos 10 mil metros e a de bronze nos 5 mil.

“Tenho treinado intensamente. Nesse final de ano, venci as provas de Nova Granada e Icem. Esta é a segunda vez que conquisto a Santo Onofre, a primeira foi em 2011. Com os prêmios em dinheiro ajudarei minha família”, afirmou o atleta de São José do Rio Preto.

Na segunda colocação chegou Eduardo Cesar Oliveira, de Sarutáia; em terceiro, Gustavo Pereira, de Americana; em quarto, João Nunes Ferreira, de Araraquara e em quinto, João Mário Batista, de Guariba.

No feminino, a campeã foi Eliane Luanda, de Rio Claro, com 24 minutos e 16 segundos. Em segundo, Valéria Prieto de Catanduva; terceiro, Noeme Pereira, de Araraquara; quarto; Tatiana Fernandes, de Guariba e em quinto, Silvana Soares, de São Carlos.

Para a fundista Noeme Pereira, o ano foi excelente. “A Santo Onofre tem atletas de alto rendimento e o terceiro lugar é muito significativo” resumiu a atleta que também conquistou dois ouros nos Jogos Regionais.

Além da classificação geral dos dez melhores, a organização da prova distribuiu prêmios de incentivo aos três melhores de Araraquara nas categorias masculino e feminino, aos atletas na faixa etária dos 60 aos 69 anos e acima dos 70 anos.

A jovem Mariana Picolli, 18 anos, 6º na classificação geral e primeira de Araraquara, tem planos para o atletismo. “Comecei a treinar há 1 ano e pretendo disputar as provas de 1.500 metros e 5.000 e continuar nas corridas de ruas”. A revelação do atletismo araraquarense, que completou o ensino médio, pretende se aperfeiçoar em mecânica.

Outro destaque da cidade, Renato Dantas de Lucas, 35, conquistou o terceiro título consecutivo. “Estou treinando duro paras provas de triatlo e é uma alegria vencer entre os araraquarenses”.

O líder na categoria acima de 60 anos, Josias Costa Rufino, 61, de Américo Brasiliense, relatou sua rotina de treinos. “Cheguei forte e bem preparado. Três vezes por semana eu corro 15 quilômetros”, contou o campeão.

Diversão total

O educador físico André Pavani, 41, e um grupo de amigos homenagearam o corredor americano Steve Prefontaine, (1951-1975), campeão dos 5.000m no Pan Americano de 71, em Calí. “Prefontaine inspirou gerações no atletismo e, além de preservar a lenda, estamos nos divertindo nessa corrida tradicional em Araraquara”.

Para o coordenador da Secretaria de Esportes e Lazer, Adilson Custódio, a prova de Santo Onofre reúne atletas e esportistas que realizam uma verdadeira confraternização. “Atletas de alto rendimento buscam terminar o ano em grande forma e grupos de amigos e familiares correm para festejar o ano novo com muita saúde. A Santo Onofre é um grande sucesso regional”, comentou.

Os vereadores Aluisio Braz (Boi) e Geisy Sabonete prestigiaram a prova. Mais informações sobre a classificação geral dos 400 participantes no site da RH Fitness Corridas.