Fotógrafo: João Carlos
08/01/2014 - 04h29
Romilda Taparelli
As ocupações das 538 casas do Conjunto Residencial Romilda Taparelli Barbieri no entorno dos bairros Selmi Dei e Adalberto Roxo, na Região Nordeste de Araraquara, ocorre de forma tranquila desde o final do ano passado. Além do Romilda, outros dois conjuntos anexos, Anunciata Palmira Barbieri, com 485 casas, e Maria Helena Lepre Barbieri, de 338 casas, serão entregues neste primeiro semestre, contemplando, ao todo, 1.361 famílias.
O movimento maior nas ruas e avenidas, todas sinalizadas e com placas, é dos caminhões que fazem as mudanças.
A aposentada Salvina Borges Oliveira, que se mudou há duas semanas para a Avenida Olimpio Ronzam, diz que mora com a filha Devanete Nunes e os netos Rafael, de 14 anos, e Pedro, 13. “O bairro é tranquilo e à noite é um silêncio. Nesta semana, vamos matricular os netos no Caic Rubens Cruz”, relata a aposentada.
A manicure Daniela Roberta Gonçalves curte a nova casa há 15 dias com os filhos Kauã, 8, e Wesley, 2. “Há 7 anos, luto para ter minha casa e estou feliz ao lado dos meus filhos. Já acertei com os vizinhos dividir as despesas para erguer os muros do quintal”, conta confiante.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, Araraquara está tendo uma expansão imobiliária muito forte em todos os segmentos sociais. “Nossa prioridade é atender a população de mais baixa renda, fazendo justiça social e favorecendo o desenvolvimento planejado da cidade”, afirmou.
Para o secretário da Habitação, Edélcio Tositto, a ocupação do primeiro conjunto entregue segue o planejamento traçado em parceria pela Prefeitura, construtora e Caixa Econômica Federal.
Em dezembro último, foi definido por sorteio a posição de ocupação das novas 485 casas do conjunto Anunciata Palmira Barbieri e, em breve, serão entregues as chaves. Na sequência, será a vez do residencial Maria Helena Lepre.
Nos últimos cinco anos, a Prefeitura já construiu e entregou mais de 1.200 moradias para população com renda abaixo de R$ 1.600,00. Com a entrega total deste que é o maior conjunto habitacional de Araraquara serão mais de 2.500 famílias realizando o sonho da casa própria. Outras 2.000 unidades habitacionais já estão sendo edificadas no Jardim Vale Verde e Jardim do Vale.