Renato Haddad aponta conquistas da Cultura em 2013

Fotógrafo: João Carlos
09/01/2014 - 03h31

Cultura

Posicionando-se como um pólo regional cultural de grande importância, Araraquara promoveu em 2013 programas de formação, fomento, incentivo e democratização dos espaços públicos. Diversas atividades culturais marcaram o ano na cidade. O secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, e a presidente da Fundart, Del Fiocco, contam que a agenda cultural anual e as ações de formação promovidas em 2013 reuniram um público de aproximadamente 240 mil pessoas.

Todos os programas e atividades foram gratuitos e que buscaram proporcionar entretenimento e cultura, a fim de promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades.

Renato Haddad agradeceu ao prefeito Marcelo Barbieri pelo apoio na produção das atividades da agenda cultural. “A cultura, em todos os aspectos, fortalece a identidade pessoal e social do indivíduo, além de integrá-lo em sua família e na comunidade. O prefeito apoiou os projetos culturais, como a Virada Cultural ou a abertura dos museus aos domingos – entre vários outros, como aqueles que destacam nossos artistas: Choro das Águas, Cultura no Samba, Talento nos Bairros. O prefeito também apostou na reforma e modernização do Museu Voluntários da Pátria, que em breve deve ser reinaugurado. Araraquara teve um ano repleto de atividades culturais para todos os gostos, e esperamos que isto reflita na felicidade do nosso povo”, afirmou o secretário.

As atividades do aniversário da cidade foram, entre os eventos, as que mais atraíram público. Cerca de 48 mil pessoas prestigiaram  os eventos comemorativos ao aniversário, que contaram com Desfile Cívico, Seresta Para Todos, Show de Aniversário com as Rádios Cultura e Morada do Sol e apresentações musicais.

A Virada Cultural também atraiu um grande público reunindo cerca de 41 mil pessoas nas 24 horas de programação cultural, efetuadas em maio, numa parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. Ainda, as diversas exposições realizadas entre janeiro e dezembro, em variados espaços públicos da cidade, atraíram um grande número de visitantes, somando aproximadamente 43 mil pessoas. 

Entre os programas municipais, houve um grande interesse pelos projetos: Choro das Águas (público anual de 13 mil pessoas), Território da Arte (6,5 mil), Orquestra Jovem de Araraquara (6,4 mil), Cultura no Samba (5 mil) e Festival de Dança (4.000) - entre outros. Vale destacar que o Cultura no Samba foi um dos projetos que mais caiu no gosto popular, tendo um movimento crescente nos meses que foi apresentado na praça em frente à Secretaria Municipal da Cultura.

Querido pelo público, o Choro das Águas é um marco na programação semanal da cidade, com atrações que reúnem música de qualidade (MPB, jazz, samba, música raiz, chorinho etc), artesanato, ações educativas, oficinas de recreação – entre outros. Aproximadamente 13 mil pessoas, neste ano, conferiram a programação que é realizada na Praça do Daae todos os domingos, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Entre os grandes eventos, destaque para: Dia do Brincar (16 mil), Araraquara Rock (11,2 mil), Carnaval Para Todos (5 mil) e Festa do Trabalhador (5 mil).

O secretário destaca ainda as diversas ações educativas realizadas por meio da Secretaria Municipal da Cultura: Oficinas Culturais Municipais, Cursos Técnicos Profissionalizantes (parceria com o SENAC Araraquara), Curso de Inglês, Projeto Guri e Núcleo de Formação da Casa da Cultura.

As Oficinas Culturais Municipais são um importante programa de formação e inclusão social e cultural, e têm uma grande participação da população de Araraquara. São alunos e pessoas de todos os bairros e o atendimento prioritário é para famílias de baixa renda. Foram 1.323 alunos do programa que apresenta linguagens distintas: teatro, música, artes plásticas, artesanato e dança.

Implantado em 2009, o Núcleo de Formação da Casa da Cultura dá continuidade aos cursos livres, que têm ocupado o prédio desde a sua abertura. Os cursos, aprovados mediante editais públicos, apresentam mensalidades populares e destinam 20% do número total das vagas para bolsas de estudo. Este ano foram 420 alunos atendidos. Os Cursos Técnicos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Araraquara em parceria com o SENAC, no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand - Arte Dramática, Moda, e Design de Interiores - tiveram 105 alunos matriculados em 2013. 

Já o Projeto Guri atendeu 140 crianças e jovens, entre 6 e 17 anos, com cursos gratuitos de música. O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Os cursos oferecidos são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, eufônio, percussão e canto coral.

Vale frisar que em 2013 a Cultura investiu na reforma do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, que em breve será reinaugurado com uma nova expografia de seu acervo, com projeto de iluminação e de mobiliário moderno e atualizado.