Nova reserva verde do Pinheirinho será entregue dia 21

Fotógrafo: Sergio Pierri
15/01/2014 - 04h17

A Prefeitura de Araraquara plantou 43.500 mudas entre nativas e frutíferas em uma área de 26 hectares, formando o maior pulmão verde da cidade. A Reserva Verde do Pinheirinho será oficialmente entregue na próxima terça-feira (21), às 9h.

Entre as 80 espécies plantadas constam pau-brasil, jequitibá, jacarandá, jatobá, castanha do maranhão, mogno, cedro, guapuruvu, mutambo e embaúba.

Durante visita ao local nessa terça-feira (14), o prefeito Marcelo Barbieri e o secretário municipal de Meio Ambiente, José Antônio Delle Piage, conferiram a nova reserva que já conta com embaúba de 6 metros de altura.

“Cumprimos, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit), o compromisso da supressão vegetal por conta da retirada das árvores para a construção do novo pátio de manobras do contorno ferroviário em Tutóia. Esse trabalho viabilizou toda a obra dos novos trilhos”, relata o prefeito.

O investimento do Dnit, em torno de R$ 1 milhão, contempla o plantio e a manutenção por 3 anos.

A empresa Cetenco também plantou mais oito mil mudas na divisa do Pinheirinho com o acesso ao aterro sanitário.

“Além da reserva do Pinheirinho, que reforça as ações para a certificação do Município Verde Azul, a Prefeitura realiza manutenção em outras áreas verdes, como no córrego do Tanquinho, no Ribeirão das Cruzes, do Ouro, e na Chácara Flora. Temos mais de 200 mil árvores plantadas nesses últimos cinco anos”, completa Marcelo.

Para o secretário de Meio Ambiente, “cada vez mais a Secretaria ampliará a área verde no município e a nova reserva do Pinheirinho integrará as ações educacionais desenvolvidas na cidade”, destaca Piage.

Sequestro de carbono

Segundo o gerente municipal de Reflorestamento, Fernando de João Braga, mais mudas serão plantadas no Pinheirinho. No próximo dia 22, atletas da Locomotiva Rugby, que aderiram ao programa Rugby Sustentável, plantarão 500 mudas no entorno dos campos de futebol e rugby. Ainda em janeiro, será a vez do Rotary Clube colaborar para expansão da área verde.

Essas ações integram o processo de sequestro de carbono, que por meio da fotossíntese captura o carbono e lança o oxigênio na atmosfera.