Fotógrafo: Sergio Pierri
16/01/2014 - 03h47
Tutóia
O prefeito Marcelo Barbieri e o diretor da Cetenco Engenharia, Tauil Selingardi, conferiram nessa terça-feira (14) os serviços de ligação dos novos trilhos do contorno ferroviário ao pátio de manobras na antiga Estação de Tutóia. O traçado de oito quilômetros no trecho entre a antiga Estação do Ouro e a de Tutóia está 97% concluído.
Com o novo contorno ferroviário em operação, o movimento de trens pelo centro de Araraquara será desativado.
“Uma obra complexa que demandou várias reuniões em Brasília e em São Paulo. O fim do transporte ferroviário no Centro da cidade é a concretização de um sonho da população”, observa Marcelo.
O prefeito também destacou as obras realizadas paralelamente pela Prefeitura, como a proteção da adutora de abastecimento de água sobre os trilhos nas proximidades do antigo aterro sanitário; a intermediação com proprietários de terra; a canalização de afloramento no Condomínio Satélite; e o apoio técnico para construção de rede de galerias pluviais na divisa do Jardim Zavanela, que terá início nas próximas semanas.
Segundo o diretor Selingardi, a Cetenco emprega no momento 120 ferroviários, mas durante a obra esse número passou de 200. Além da construção de galeria de águas pluviais no Zavanela, a empresa instalará trilhos sob o viaduto ferroviário da rodovia Antonio Machado Sant’Anna (SP 255) e montará os aparelhos de movimentação de vias na ligação com a Estação do Ouro.