Feirinha de Adoção de Animais movimenta Parque Infantil

Fotógrafo: João Carlos
21/01/2014 - 03h55

No sábado (18), na Praça Major Abel Fortes, a do Parque Infantil, a Secretaria de Meio ambiente realizou, com o apoio de voluntários, a segunda edição do ano da Feirinha de Adoção de Animais.
Logo nas primeiras horas da manhã, o movimento no Parque Infantil chamava a atenção. A dona da casa Célia Regina Nespolo, de 54 anos de idade, e a sobrinha Juliana Nespolo, 23, adotaram um cachorrinho sem raça definida.
“Nós já conhecemos a feirinha de adoção que realiza um trabalho muito importante para a saúde dos animais, e viemos até aqui para levar um filhote para o sítio da família em Olímpia”, relatou Célia.
Uma cachorrinha com apenas 50 dias de vida foi adotada pelo motorista Elton Camargo, 31. O contato carinhoso com a filha Ana Júlia, 2, e a esposa Verônica, 31, foi imediato. “É uma companhia agradável para brincadeiras e passeio. Nossa família gosta de animais”, contou o motorista.
A procura pelos filhotes é maior. Já os adultos ficam mais tempo na fila de espera, contudo, o assistente técnico da Ouvidoria do Meio Ambiente, Edvaldo Souza, explicou as vantagens de adoção de animais adultos.
“O animal crescido está castrado, com as vacinas em dia e microchip. Tem um temperamento dócil e também se adapta rápido ao novo lar”, observa Souza.
Todos os cães e gatos que participam da Feirinha estão castrados, vermifugados, vacinados e microchipados.
Voluntários
A planejadora de qualidade Iara Primani, 28, é mais nova voluntária do grupo de colaboradores da feirinha. “Sempre tive vontade de fazer algo pelos animais abandonados e agora encontrei uma oportunidade”, disse Iara, que tem dois cães em casa.
Há um ano atuando voluntariamente em ações de proteção aos animais, a empresária Juliana Sef, 33, ressalta que o trabalho é gratificante. “Nós doamos muito amor aos animais e recebemos em dobro”, resume Juliana.
Para o secretário de Meio Ambiente, José Antônio Delle Piage, a colaboração dos voluntários é fundamental para o êxito da feirinha que começa bem o ano. “O compromisso dos voluntários é nosso alicerce e o grupo é aberto a todos os interessados em colaborar com a saúde e bem-estar dos animais”.
Mais informação sobre como se tornar voluntário nas feirinhas, bem como informações sobre a adoção de animais, podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, Rua Joaquim Alves, 406, telefone (16) 3301-9000.