24/01/2014 - 01h32
Temporal
As fortes chuvas na manhã dessa quinta-feira (23), entre 7h30 e 8h, alagaram 18 casas na Rua Bruno Ópice Junior, no Jardim Cruzeiro do Sul, na região Sudeste de Araraquara.
Imediatamente, o prefeito Marcelo Barbieri solicitou o apoio de campo da Defesa Civil e das secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos, Assistência e Desenvolvimento Social, e também do Fundo Social de Solidariedade e do Orçamento Participativo.
A força-tarefa não mediu esforços nos serviços de remoção dos objetos danificados pela enchente, bem como a limpeza da rua mais atingida.
A invasão de água nas casas dos moradores do Cruzeiro do Sul foi ocasionada pela ruptura de um muro com alambrado do hospital Cairbar Schutel. A água da chuva entrou no hospital, derrubou outro muro nos fundos do Cairbar, ocasionou a queda de um portão de um terreno particular e toda a terra, com a força da correnteza, invadiu as residências dos moradores.
O prefeito Marcelo Barbieri solicitou ao secretário de Obras a construção, em caráter emergencial, de um novo muro de arrimo na parte alta do Cairbar, de frente para a Rua Lavínio Pedro Arruda Falcão, onde houve a queda da mureta e do alambrado.
“Lamentamos muito o ocorrido e estamos dando total apoio às famílias. Logo pela manhã, mobilizamos uma grande equipe da Prefeitura para amparar os moradores e fazer a limpeza do local. O Fundo Social está doando os materiais necessários para as famílias que perderam seus bens”, afirmou o prefeito.
Segundo o secretário de Obras, Valter Rozatto, as estruturas das casas não foram abaladas e nenhuma família ficou desalojada. “Debatemos os problemas das condições estruturais das casas com a Defesa Civil e constatamos que não há necessidade de interdição”, afirmou Valter. O secretário também informou que está realizando um estudo para a construção de novas galerias de águas pluviais nessa região.
Solidariedade
O drama das famílias atingidas pelas chuvas foi acompanhado de perto pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Cruzeiro do Sul. “Estivemos nas residências atingidas e levantamos todas as necessidades das famílias”, relatou o secretário José Carlos Porsani.
O Fundo Social de Solidariedade encaminhou cestas básicas, roupas de cama, cobertores, sofás e camas para casal e solteiros. Durante o almoço, foram servidas às famílias refeições produzidas no Restaurante Popular.
Há 18 anos no bairro, o pedreiro Luciano Ferrari teve a casa invadida pelas águas e lamentou os danos materiais, mas agradeceu o apoio dos amigos e da Prefeitura. “O pessoal agiu rápido e já recebemos apoio da assistência social”, disse Ferrari, que mora com a esposa e dois filhos.
As águas invadiram parcialmente a casa do representante comercial Marcos Paraíso, 54, e não causaram prejuízos. “Edifiquei um muro de arrimo reforçado e entrou ainda um pouco de água no cômodo do fundo, próximo à divisa com o muro do Cairbar. As equipes da Prefeitura chegaram cedo no bairro e trabalharam rapidamente”, conta.
Doações
O Fundo Social de Solidariedade está à disposição para receber doações de camas, roupas, geladeiras, fogões e alimentos, que serão encaminhadas às famílias afetadas no Cruzeiro do Sul. Mais informações na sede do órgão, na Rua Expedicionários do Brasil, 1844, telefone (16) 3331-5406.