Investimento em obras escolhidas pela população durante a gestão do prefeito Marcelo Barbieri ultrapassa R$ 50 milhões
29/01/2014 - 04h11
Na noite de segunda-feira (27), o prefeito Marcelo Barbieri empossou o novo Conselho do Orçamento Participativo (COP), formado por aproximadamente 100 integrantes que foram escolhidos durante as plenárias de 2013, em 11 regiões da cidade. A solenidade contou com a presença de vereadores e do deputado estadual Roberto Massafera.
O prefeito Marcelo destacou que o novo conselho tem um mandato de dois anos (2014/2015) e tem como principal objetivo aproximar o COP do Executivo e dar maior poder de decisão aos conselheiros. “Junto com a Prefeitura, os membros do COP irão decidir qual será o modelo adotado pelo OP em 2014”, disse.
Para o deputado estadual Roberto Massafera, o COP institui a democracia participativa. “O COP é a demonstração da democracia que precisamos ver hoje. A verdadeira democracia é a participativa, e Araraquara está disseminando isto”, disse.
O coordenador do OP, Rodrigo Martins, contou que, atualmente, são poucos os OP’s que restaram nos governos. “Poucos prefeitos tiveram essa ousadia”. De acordo com o coordenador, há um período muito curto para as obras eleitas serem deliberadas, o que dificulta o trabalho. “Apresentaremos uma nova proposta para o OP de Araraquara, feita em conjunto. O OP deve ter força e vida para formar lideranças nos bairros, auxiliando na administração da cidade”.
Martins contou que na quarta-feira (29) será realizada a primeira reunião do COP para eleição da diretoria (presidente, vice e secretário). “Um curso de capacitação para os conselheiros está agendado para 26 e 27 de fevereiro, com os temas: orçamento municipal e licitações”, disse.
O prefeito solicitou que os novos integrantes do COP sejam auxiliados pela Escola do Legislativo para obter informações sobre o Plano Diretor e também pelos secretários municipais, a fim de conhecer melhor o orçamento municipal.
“O COP deve auxiliar na implantação do Plano Diretor, fiscalizando e denunciando, já que ele irá nortear a cidade nos próximos 20 anos. Os novos membros precisam conhecer o orçamento e o Portal da Transparência. É muito importante o OP nos ajudar e apontar o que deve ser corrigido. Vamos fortalecer o COP para ajudar a governar a cidade”, ressaltou Marcelo.
O vereador Jeferson Yashuda destacou que a participação voluntária dos novos membros do COP deve trazer para o município as principais demandas da região de onde cada membro vive. “Será um termômetro para cidade”.
Nos dias 15 de fevereiro e 26 de março, será realizada a “Caravana de Participação Popular”, que leva os conselheiros para vistoriar as obras eleitas pelo OP já concluídas ou em andamento. A primeira Caravana foi realizada no último dia 15 de janeiro.
Vale destacar que em 2013 aproximadamente 400 pessoas participaram das plenárias do OP; nos últimos quatro anos foram aprovadas 107 obras, sendo que 55 foram concluídas. O prefeito disse que, nos últimos quatro anos, o investimento foi de aproximadamente R$ 50 milhões em obras do OP.
“A comunidade colocou seus planos, esclareceu suas dúvidas e teve respostas do próprio prefeito Marcelo. O OP coloca o governo diretamente no bairro”, apontou Martins.
A solenidade, realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, contou também com a presença dos vereadores Aluisio Braz (Boi), Adilson Vital, Elias Chediek, Edna Martins, Roberval Fraiz, além de Silvia Brunetti (secretária da Articulação Institucional e da Participação Popular), , Gilmar Fernandes (presidente do COP) e Rosana Coelho (vice-presidente do COP).