Vidas Secas em debate no Ciclo de Estudos na Biblioteca Municipal

08/06/2011 - 02h31

O romance de Graciliano Ramos, “Vidas Secas”, é o foco do Ciclo de Estudos ”Literatura Sociedade e Cultura”, realizado na Biblioteca Pública Municipal nesta quarta-feira (08), a partir das 15 horas. O Ciclo de Estudos “Literatura Sociedade e Cultura” apresenta palestras sobre obras literárias indicadas para o vestibular, numa realização da Secretaria de Estado da Cultura - através da Oficina Cultural Regional Lélia Abramo, e em parceria com a Prefeitura Municipal - Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
Publicado originalmente em 1938, o livro - narrado em terceira pessoa -aborda uma família de retirantes do sertão brasileiro condicionada a sua vida subumana, diante de problemas sociais como a seca, a pobreza, e a fome. Os sentimentos e as emoções desta condição subumana obrigam a família a viver e a procurar meios de sobrevivência.
“Vidas Secas” figura entre os livros mais importantes da literatura brasileira. Em 1962, o livro ganhou o prêmio da Fundação William Faulkner (EUA) como livro representativo da Literatura Brasileira Contemporânea. Também conquistou um enorme público, tendo vendido até então mais de um milhão e meio de exemplares, enquanto é leitura obrigatória em vestibulares da USP, da PUC, da UFBA e da UFPA.
As aulas do Ciclo de Estudos ”Literatura Sociedade e Cultura” acontecem no auditório da Biblioteca Municipal, às quartas-feiras, das 15 às 17 horas, e são indicadas para alunos que irão prestar o vestibular. A atividade será monitorada Haroldo José de Campos, sob a OIESIS - Organização Social de Cultura.
O Ciclo segue com atividades até o dia 29 de junho, com entrada franca. Em junho o programa ainda apresenta: “Primeiros Cantos” (15), “Primeiras Estórias” (22), “A Santa Joana dos Matadouros” (29).
Os interessados devem se inscrever na própria biblioteca, na hora do evento. Mais informações pelos fones: (16) 3324-3946 ou 3332-0777.