Fotógrafo: João Carlos
01/02/2014 - 04h25
Casa Cairbar Schutel
Com empresa contratada em caráter emergencial, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas, refaz três muros no hospital Cairbar Schutel, que atende pacientes pelo SUS. A obra visa proteger as diversas alas da unidade de psiquiatria, que foram atingidas pelas fortes chuvas ocorridas nos dias 23 e 24 de janeiro, após as quedas dos muros. O investimento de R$ 135 mil é de recursos próprios.
Na parte alta do hospital, na lateral da Rua Lavínio Pedro de Arruda Falcão, a Prefeitura constrói 50 metros de muro que também servirá de mureta para o novo alambrado. O desnível em relação à rua é de dois metros. Neste setor, o serviço será completado com reforço estrutural, por meio de mãos francesas com travesseiros de concretos nos 90 metros de muro e alambrado que resistiram às chuvas.
No outro lado, na divisa com os quintais das casas da Rua Bruno Ópice Filho, serão construídos dois muros de 10 metros de comprimento cada um e altura de 2,80m. Os baldrames estão com as ferragens prontas e na próxima semana serão levantadas as paredes.
Para o secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, os muros e o reforço estrutural protegerão todas as alas do hospital psiquiátrico e os vizinhos do Cruzeiro do Sul. “O prefeito Marcelo Barbieri pediu total empenho para recuperar a estrutura do Cairbar e em caráter de emergência estamos protegendo o hospital psiquiátrico e os vizinhos, que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas que derrubaram os muros do Cairbar. A luta continua, por convênios estaduais e federais, para construção de lagoas de contenção e galerias de águas pluviais nos bairros da Região Sudeste” relata o secretário.
Doação
O diretor Sérgio Carrascosa, da Casa Cairbar, agradeceu o apoio da Prefeitura. “As fortes chuvas alagaram várias alas, estragaram as portas de madeira e causaram transtornos aos funcionários e pacientes. A ação do Poder Público foi rápida para impedir novas enchentes”, disse Carrascosa.
A entidade também necessita repor as 33 portas estragadas e os interessados em doar o material podem entrar em contato com o hospital pelo telefone (16) 3322-4336.