Fotógrafo: João Carlos
01/02/2014 - 04h27
`Se esta rua fosse minha´
O projeto `Se esta rua fosse minha´está sendo desenvolvido no Centro Especializado de Atendimento à População em Situação de Rua (Centro Pop), na região central de Araraquara. No primeiro encontro, na quinta-feira (30), as pessoas atendidas no espaço interagiram com a psicóloga Irene Portero, do Senac, sobre a reconstrução da identidade e vínculos afetivos.
“A receptividade por parte dos alunos foi ótima e vamos caminhar juntos até o dia 13 de março visando o resgate da cidadania, da autoestima e do fortalecimento dos laços com a família”, relata Irene.
Motivada em desenhar os símbolos sugeridos pela psicóloga, Adriana de Souza, revela os planos para breve. “Pretendo conseguir uma casa popular e emprego para mim e meu marido”, disse a aluna.
Até ao final do curso, as aulas prosseguem as quintas-feiras, à tarde, com os temas motivação e esforço próprio; contexto socioeconômico; empreendedorismo; sonhos e metas. Nos outros dias da semana, os alunos fazem pintura e artesanato.
Para a gerente municipal de proteção especial Elizabeth Frezatti, a parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Senac, por meio do Centro Pop, visa promover o protagonismo social, despertar a visão crítica e a reflexão sobre a realidade nos alunos.
De acordo com o secretário da Pasta Social, José Carlos Porsani, o ciclo de palestras no Centro Pop é mais uma porta que se abre para autonomia dos moradores em situação de rua.