Durante solenidade no Sesc, Prefeitura ressalta papel da corporação em Araraquara em defesa da comunidade
05/02/2014 - 02h56
Uma solenidade realizada no Sesc, na manhã dessa terça-feira (4), na presença de diversas autoridades de Araraquara e de outras cidades, comemorou os 12 anos de instituição da Guarda Civil Municipal (GCM) em Araraquara.
Representando o prefeito Marcelo Barbieri, o secretário municipal de Governo, Orlando Mengatti Filho, o Nino, destacou a importância da corporação para o município nas ações de defesa da população que, conforme disse, “é uma instituição que merece ser fortalecida cada vez mais”.
“Graças ao trabalho de toda a corporação e o apoio do prefeito Marcelo, a Guarda Municipal presta hoje serviços essenciais para Araraquara”, destacou o secretário. Nino ainda citou ainda a aquisição de diversos equipamentos para a Guarda Municipal e o convênio com o Ministério da Justiça para a implantação de câmeras de segurança.
Também o vereador Aluisio Braz (Boi) ressaltou a importância das ações da GMC para a cidade. “São 12 anos de uma história muito profunda e de muita coragem em prol da comunidade”, resumiu o parlamentar.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, coronel José Antonio Spera, a Guarda Civil Municipal “merece esta homenagem pelo grande trabalho prestado diariamente na defesa do patrimônio público e da comunidade”.
O coordenador municipal da GCM, Marcos Roberto da Silva, afirmou que 4 de fevereiro é uma data especial para a categoria “São 12 anos de história e de aprendizado para a corporação que, de uma forma exemplar, atua pelo bem-estar da população”, acrescentou.
Sob o tema ‘Atitude na Vida’, o palestrante Marco Antonio Carniel, há 20 anos integrante da GCM de Ribeirão Preto, enfatizou o papel de cada guarda municipal para uma cidade.
“O guarda civil municipal precisa ter como foco principal a sua condição de agente de proteção e de defesa da comunidade e o que ele representa para as pessoas”, enfatizou Carniel.
Histórico
Instituída pela Lei Municipal 5.593, de 5 de janeiro de 2001, a GMC, que hoje possui um efetivo de 89 guardas, está vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, instituída em 2009.
Foi criada para desenvolver vigilância, guarda e proteção dos próprios públicos, bens e serviços públicos, além de prestar atendimento ao público e colaborar com a Polícia Militar Ambiental, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Defesa Civil.
Desde julho de 2013, a GCM conta com 25 armas elétricas incapacitantes (não-letais). Uma verba de R$ 400 mil, liberada em convênio da Prefeitura com o Ministério da Justiça, possibilitou a compra de 3 novos veículos, 25 rádios comunicadores HT, telefones, computadores, impressoras e mobiliário. Atualmente, os guardas municipais são equipados também com spray de pimenta, tonfa e colete balístico.
Prestígio
Também participaram do evento o vereador Elias Chediek; José Carlos Porsani; Arary Ferreira (secretária de Educação); Geicy Sabonete; o capitão Paulo Henrique Jurisato, do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior; major Robson de Souza, do 3º Batalhão da Polícia Rodoviária; capitão Felipe França da Costa, titular da 4ª Delegacia do Exército; e o subtenente Celso de Souza Camargo, chefe de Instrução do Tiro de Guerra.
Participaram ainda representantes das Guardas Municipais das cidades de Itápolis, Monte Azul Paulista e Tapiratiba, além do ex-secretário municipal de Segurança de Araraquara, Eli Schiavi.