06/02/2014 - 02h52
Racionamento de água
Apesar da estiagem e das altas temperaturas registradas desde o final de 2013, Araraquara não corre risco de racionamento de água.
De acordo com o superintendente do Daae, engenheiro Guilherme Ferreira Soares, o planejamento feito pelo governo do prefeito Marcelo Barbieri permite o abastecimento sem interrupção do fornecimento de água.
Segundo Soares, ao contrário do divulgado recentemente, a represa das Cruzes não está com o nível de água a quatro metros abaixo do normal. “Se estivesse com esse nível baixo, a água não estaria passando por cima do vertedouro, que é o que regula o nível da represa e isso pode ser constatado no local”, disse Guilherme.
A autarquia conta com ferramentas que auxiliam e permitem afirmar, com certeza, da não necessidade de racionamento, pois há volume de reservação e distribuição com boa folga para atender a cidade.
Uma das ferramentas usadas é o monitoramento online 24 horas que permite o acompanhamento e a operação fornecendo dados como volume e nível dos reservatórios que se encontram em condições normais de operação.
No caso de baixa pressão de água nos horários de pico, o engenheiro acrescenta que o fato ocorre o ano inteiro e não somente neste período de forte calor.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, a garantia do abastecimento é o resultado do trabalho sério e responsável realizado pela administração. “Este planejamento comprova o compromisso do nosso governo com a população de Araraquara, garantindo o fornecimento de água, evitando o racionamento”, enfatiza Marcelo.