Araraquara recebe prêmio estadual por atuação do Conseg

07/02/2014 - 03h44

O prefeito Marcelo Barbieri recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária 2012/2013, nesta quinta-feira (6). O prêmio marca o reconhecimento do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Araraquara como um dos mais ativos do Estado de São Paulo, entre os 800 conselhos existentes em território paulista.

Araraquara ficou em terceiro lugar no Estado de São Paulo na categoria Segurança Sustentável - adoção e consolidação das ações sociais como política pública de segurança - cidadania, emprego e renda, atrás apenas de Cabreúva e Barretos. Os vencedores são escolhidos pela Coordenadoria Estadual dos Consegs.

“O trabalho do Conseg em Araraquara já tem 22 anos com bons resultados. É o caso do bairro Santa Angelina, que conta com ação efetiva da comunidade para o bem-estar dos moradores. Além disso, os conselhos são fundamentais no trabalho de apoio à Polícia Militar”, afirmou o prefeito.

Marcelo destacou a importância do ex-governador Franco Montoro, que dá nome ao prêmio, que criou os conselhos e incentivava a participação popular na vida pública.

Para o presidente do Conseg de Araraquara, Carlos Henrique de Abreu, existe uma aproximação cada vez mais forte entre a comunidade e as polícias militar, civil e guarda municipal. “O foco do trabalho é a prevenção, as conversas e o aparelhamento comunitário.”

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, afirmou que a comunidade também deve ser responsável pela segurança e atuar conjuntamente com a Polícia Militar.

O 2º Tenente da PM Adilson José Gardin disse que de 80% a 90% dos flagrantes da polícia são resultado de denúncias da população.

Elias Chediek, vereador e representante da Câmara, afirmou que o prêmio representa o trabalho feito com dedicação pelo Conseg local.

Também acompanharam a entrega do prêmio os secretários Orlando Mengatti Filho, o Nino (Governo); Roberto Pereira (Fazenda) e Delorges Mano (Administração), além do membro do Conseg há 22 anos, Geraldo Amaral.

Os Consegs

Os Conselhos Comunitários de Segurança realizam campanhas que se destinam a informar e educar a população da região em que atuam. Por isso, alcançam resultados na prevenção de infrações e acidentes, transformando a conduta do cidadão.

Para divulgar e incentivar os trabalhos dos Consegs, a Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, criou em 2002 (Resolução SSP/385 de 15 de agosto de 2002), o Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária, que premia os melhores projetos idealizados por Consegs do Estado na busca do aprimoramento da segurança pública e da qualidade de vida da comunidade de uma determinada região.

O Prêmio Franco Montoro é assim intitulado em homenagem a André Franco Montoro, governador de São Paulo no período de 1983 a 1987, que assinou o Decreto de criação dos Conselhos Comunitários de Segurança no Estado de São Paulo.