Prefeitura discute criação da Comissão de Biossegurança

07/02/2014 - 03h48

A Prefeitura de Araraquara constituiu um grupo de trabalho para formar uma comissão especial de Biossegurança, que tem por objetivo fiscalizar e criar medidas preventivas referentes à qualidade de vida do servidor público. Uma primeira reunião foi realizada na quarta-feira (5) com a participação de servidores municipais.

O encontro discutiu a possibilidade de parcerias com universidades locais tendo como referência a Norma Reguladora (NR-32) e outras normas destinadas aos servidores municipais que atuam em áreas específicas como saúde e limpeza pública. Também foi discutida a elaboração de um “Manual do Servidor”, que seria entregue aos novos funcionários da Prefeitura.

O coordenador executivo da Administração, Paulo Dimas Cezar, falou sobre a importância desta comissão para o funcionalismo público. “É de suma importância a participação dos órgãos municipais responsáveis pela segurança do trabalhador na elaboração de novos projetos”, disse Cezar.

A reunião contou com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), Secretaria da Administração e Fungota.

Biossegurança

Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.