Teatro Municipal recebe exposição sobre o caminho percorrido pelos incas

Prefeito Marcelo Barbieri prestigiou abertura da Mostra “Qhapaq Ñan: O grande caminho Inca”

07/02/2014 - 03h49

Exposição

O prefeito Marcelo Barbieri acompanhou a abertura da exposição “Qhapaq Ñan: O grande caminho Inca”, na tarde de hoje (06), no Teatro Municipal de Araraquara.

A solenidade contou com a participação do cônsul geral adjunto do Peru, Fernando Alvarez, e da presidente executiva do Museu da Imigração, Marília Bonas. Também prestigiaram o evento o vereador Elias Chediek, representando a Câmara Municipal; a presidente da Fundart, Edelvani Fioco; e a gerente dos museus municipais, Virgínia De Gobbi

A exposição apresenta, por meio de imagens e objetos, a principal passagem andina, conhecida como Caminho Real ou Caminho Inca. Vale lembrar que a Unesco vêm recebendo solicitações para que declare o pré-hispânico caminho andino como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Composta originalmente por 80 fotos e cerâmicas tradicionais do Peru, a mostra, elaborada em 2005, aborda esses trajetos contando também um pouco da história do povo inca. As imagens são de autoria de diversos fotógrafos e têm curadoria do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

O prefeito Marcelo lembrou que a exposição é itinerante e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), em parceria com o Museu da Imigração, Consulado Geral do Peru em São Paulo e Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

“Esta parceria brinda a cidade com uma rota famosa que une a cidade de Cuzco, no Peru, ao sítio arqueológico de Machu Picchu. O caminho principal envolve ainda o Equador e a Argentina em mais de nove mil quilômetros de extensão”, disse. “É uma mostra muito bem representada desse povo maravilhoso e transformador que foram os incas. Queremos nossos alunos conhecendo a exposição que ficará até o dia 06 de abril aqui no Teatro”, ressaltou o prefeito.

A gerente dos museus, Virgínia, representando o secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, disse que a exposição de alto nível é uma ótima oportunidade para os araraquarenses e toda a região conhecer mais sobre a cultura inca. “Através de cerâmicas e fotografias, os visitantes poderão fazer uma viagem por esta cultura e irão se deliciar. O trecho retratado na exposição é fantástico”.

“Temos muito a aprender com esta civilização”, comentou o vereador Chediek. “É formidável contarmos com uma exposição da cultura milenar do Peru, aqui em nossa cidade. Com a exposição, podemos observar a estrutura dos encaixes das pedras, além das obras de arte em cerâmica”.

O cônsul Alvarez agradeceu o apoio recebido pela Prefeitura, por meio dos funcionários da Secretaria Municipal da Cultura, e elogiou a estrutura do Teatro Municipal. “Estou contente e orgulhoso pela exposição chegar a um espaço tão maravilhoso como o Teatro Municipal de Araraquara. Contamos com a participação do povo de Araraquara para prestigiar a nossa tradicional e histórica cultura peruana, será muito importante para enriquecer os alunos da cidade”.

A mostra pode ser vista até o dia 06 de abril, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. O Teatro Municipal de Araraquara está localizado à Av. Bento de Abreu, s/nº, na Fonte Luminosa. A entrada é gratuita.

SERVIÇO:

Exposição “Qhapaq Ñan: O grande caminho Inca”

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)

Período: até 06 de abril

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas

Informações: (16) 3335-5183

Entrada gratuita