08/06/2011 - 02h48
A nona edição do Território das Artes de Araraquara tem atraído o público em geral para suas exposições, realizadas na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, Teatro Municipal, Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, e Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade.
Na tarde desta terça-feira (07), um grupo de 40 pessoas da Fundação Cultural de Serrana, formado por professores e alunos de oficinas culturais, visitou a Casa da Cultura, onde estão as obras da Sala Especial Aracy Nogueira, Arte Tradicional, Perspectiva Futura e Território Aberto.
Lá, os alunos de Serrana puderam apreciar as três obras em grafite do professor de desenho, Juarez Lisboa, que soube da divulgação do Território por meio da internet, se inscreveu e foi selecionado. “Trouxemos os alunos das oficinas de desenho, pintura a óleo, música e artesanato para observarem a produção das artes visuais. A visita serve como estímulo para todos eles”, defendeu o professor artista.
Depois da Casa da Cultura, o grupo também esteve no Palacete das Rosas para conferir a exposição “Arte Naif”, realizada numa parceria da Prefeitura de Araraquara (por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart) com SISEM e Arquipron. Por fim, os alunos visitaram o Teatro Municipal, onde estão as obras da 29ª Bienal de Arte de São Paulo, Arte Moderna e Arte Contemporânea.
Também, um grupo formado por 15 alunos, com idade entre 11 e 13 anos, do Salesianos – Lar Juvenil, esteve na Casa da Cultura na terça à tarde. Os alunos estiveram no espaço Território Aberto que, nesta semana, conta com uma exposição produzida pelas três Escolas do Campo de Araraquara (Bueno de Andrada, Assentamento Vela Vista e Assentamento Monte Alegre).
No Território Aberto, os alunos do Salesianos observaram uma exposição que traz um resgate histórico dos alunos – com fotos, depoimentos, desenhos e objetos. A exposição é oriunda do projeto “Memorial das Escolas do Campo”, que propõe um resgate histórico do bairro da escola, dos professores e alunos. A ideia é valorizar a cultura local e o entorno da escola.
O projeto também destaca: os animais do serrado, trazendo a temática ambiental através da fauna e da flora; uma linha do tempo com a história da ferrovia; e móveis feitos por meio da reciclagem de materiais. Todos os assuntos têm ligação direta com a natureza, buscando a valorização da história das comunidades da escola.
O Território da Arte é uma mostra que contribui para o desenvolvimento das artes visuais na cidade e região e consolidou-se como um dos eventos de artes visuais mais importantes do Estado. Segundo Euzânia Andrade, secretária municipal da Cultura, “o objetivo é promover a visibilidade e produção das artes visuais, estimular e fomentar a produção e o mercado nesta linguagem, além de proporcionar ações educativas e formação de público".
Os espaços culturais onde acontecem as exposições do Território estão abertos para visitas monitoradas de escolas e grupos interessados. Os interessados devem agendar visita nos próprios locais de interesse da exposição.