18/02/2014 - 17h37
Cidade
Na segunda (17) e terça-feira (18), técnicos de nutrição da Prefeitura e alunos do curso de Nutrição da Uniara participaram do projeto Cozinhalimento, oferecido por meio de um convênio entre Secretaria Municipal de Agricultura e Governo do Estado. Os cursos de capacitação foram ministrados na “cozinha escola”, anexa ao Restaurante Popular, na Rua Nove de Julho, no Santa Angelina.
A primeira etapa do projeto foi uma capacitação sobre aproveitamento de alimentos. Com duração de quatro horas, uma nutricionista do Centro de Segurança Alimentar Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) orientou os técnicos sobre desperdício de alimentos e como melhorar a qualidade nutricional das refeições. Os profissionais também participaram de uma aula prática e aprenderam receitas de doce de casca de banana, bolo de casca de abóbora, tabule com casca de melão e antepasto de berinjela.
Nesta terça-feira, os técnicos tiveram o módulo teórico sobre manipulação de alimentos, que ensinou técnicas para processamento de alimentos a fim de garantir a segurança alimentar.
O secretário municipal de Agricultura, Fernando Guzzi, acompanhou o curso e ressaltou que a capacitação dará suporte aos técnicos para melhorar ainda mais as refeições que são servidas no Restaurante Popular.
“Nosso Restaurante Popular é reconhecido pela qualidade do serviço que oferece. E essa capacitação vem somar ainda mais ao atendimento prestado à população”, disse o secretário.
De acordo com o coordenador de Segurança Alimentar, José Tiago de Castro Neto, o curso será estendido este ano a toda a população. A nutricionista do Restaurante Popular Paula Fernanda de Oliveira também acompanhou a capacitação.
Guzzi lembrou que ainda em 2014 um novo Restaurante Popular será entregue pelo prefeito Marcelo Barbieri. A unidade no VIII Distrito Industrial, ao lado da Incubadora de Empresas, está em fase adiantada de construção e deve entrar em funcionamento no segundo semestre. Juntos, os dois restaurantes deverão fornecer três mil refeições diariamente.
Araraquara terá também uma unidade do Bom Prato, projeto do Governo do Estado, que serve café da manhã e almoço a preços populares. O convênio para a instalação do Bom Prato, assinado pelo prefeito Marcelo e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, em dezembro de 2013, é valido por 2 anos e foi liberado com o apoio do deputado estadual Roberto Massafera. O Bom Prato deve entrar em funcionamento neste primeiro semestre.
Cozinhalimento
O projeto Cozinhalimento tem como objetivo capacitar agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e melhorar a qualidade nutricional dos alimentos para os beneficiários do restaurante popular e das entidades sociais.