Professores participam de curso de musicalidade

Oficina “Brincando e Aprendendo com a Música”, ministrada pelo maestro Moacyr Carlos Jr., estimula o uso dos sons no processo educativo

19/02/2014 - 01h33

Musicalidade

Os professores da Educação Integral da Prefeitura de Araraquara já iniciaram o processo formativo que subsidiará a prática pedagógica do Programa ao longo do ano de 2014. A primeira etapa capacitou 43 profissionais com a oficina “Brincando e Aprendendo com a Música”, ministrada pelo maestro Moacyr Carlos Jr.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, o curso “propõe a utilização da música como instrumento conhecidamente eficaz no processo de ensino”.

“A oficina sensibilizou o professor quanto à importância do uso da melodia no processo de aprendizagem do aluno, enquanto eficaz ferramenta de ensino, além de oferecer aos educadores uma série de novas atividades que podem ser desenvolvidas na escola”, destacou a secretária.

Para a gerente do Programa de Educação Integral, Ana Paula Vaccari, a formação fortalece os professores em sua metodologia. “A formação representou o início de todo um processo formativo que acontecerá ao longo do ano letivo, preparado para fortalecer os professores no método de ensino que ele utiliza em sala de aula, atendendo aos novos princípios e diretrizes da Educação Integral”, contou.

Musicalidade

Para o professor Moacyr Carlos Jr., o grande envolvimento de cada professor durante os trabalhos na oficina demonstram “grande potencial e enorme sensibilidade” da rede municipal de Educação.

“A oficina serviu para apresentar a magia da arte dos sons, que sempre esteve presente em diversas atividades. Todo o envolvimento demonstrado pelos professores neste curso, nos leva a acreditar que os grandes beneficiados com tudo o que foi desenvolvido nas oito horas da oficina serão os alunos das escolas municipais”, declarou o maestro.

Segundo a gerente do Cedepe, Ana Maura Bulzoni, além de atender os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que dispõe sobre o ensino da música na educação básica, a formação integra o projeto de valorização do profissional da Educação, “possibilitando o início de um processo formativo que contribuirá em suas práticas pedagógicas dentro do currículo da Educação Integral”, explicou.