Secretário de Esportes, Geicy Sabonete, prestigia evento no Parque Infantil
Fotógrafo: João Carlos
19/02/2014 - 17h58
Lian Gong
A prática da ginástica chinesa Lian Gong na Praça Major Abel Fortes, Parque Infantil, na Região Central de Araraquara, completa 13 anos nessa quarta-feira (19). O secretário municipal de Esportes e Lazer, Geicy Sabonete, e o vereador Elias Chediek prestigiaram a sessão especial de aniversário que reuniu mais de 60 praticantes.
Geicy elogiou o trabalho dos monitores José Maria de Freitas, de 68 anos, Vera da Cunha Lapena, 62, e Nanci Monteiro de Barros, 62, orientados pelo professor Celso Akira Oisi, 53. “Todos estão de parabéns pela disposição e persistência com as sessões de ginásticas, que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Nosso desafio é expandir o programa aos bairros mais afastados do Centro”, afirmou o secretário, ressaltando o apoio do prefeito Marcelo Barbieri ao projeto de expansão das práticas esportivas pelos bairros da cidade.
Para o aposentado Dário Gonçalves da Silva, 93, a ginástica chinesa é espetacular. “Uma alegria saudável e nos tornamos uma família”, conta.
“Recebemos muito em troca, principalmente amor e carinho”, relata Celso Oisi. A união de todos foi ressaltada pela aluna Cleide Picolli, 83, que participa do programa há sete anos.
O grupo praticou uma ação simbólica com o plantio de uma muda de ipê amarelo do cerrado que substitui uma árvore da espécie orelha de macaco que necessitou ser retirada após ser atingida por temporal no ano passado e que tinha uma simbologia especial para o grupo.
Além do Parque Infantil, a ginástica chinesa é praticada nos pontos da Vila Xavier, na praça da Escola Antônio Lourenço Corrêa e na praça Paulo Elias Antônio, no Jardim Paulistano; praça da Vila Melhado e Jardim Imperador. Na cidade já são mais de 600 os adeptos da tradicional ginástica oriental.
De acordo com a monitora Nanci de Barros, o programa é aberto à comunidade e não há limites de idade. No Parque Infantil as sessões ocorrem de segunda a sexta-feira das 7h às 8h e das 8h às 9h. Mais informações na Secretaria de Esportes e Lazer, no Ginásio de Esportes Castelo Branco, Gigantão, pelo telefone 3303-2700.
Origem
O lian gong em 18 movimentos com exercícios terapêuticos e preventivos foi criado pelo médico ortopedista Zhuang Yuan Ming. Ele sintetizou na prática os conhecimentos adquiridos em sua clínica e sua vivência no ensino e pesquisa de Tui-ná, manobras de massagem.
Aos métodos de respiração, ele acrescentou a essência dos movimentos das artes marciais tradicionais. A postura, a música como fator de inspiração e a introspecção são outros itens que fortalecem a ginástica oriental.