“Corte Realidade” abre o Desfile das Escolas de Samba no Cear

Prefeitura homenageia precursores do Carnaval de Araraquara

Fotógrafo: João Carlos
01/03/2014 - 05h32

Carnaval 2014

O Carnaval Para Todos apresenta uma novidade este ano: é a “Corte Realidade”, que chega para abrir o Desfile das Escolas de Samba, realizado na Passarela do Samba, no dia 1º de março, a partir das 19h45.

A Corte Realidade é uma homenagem da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, àqueles que fazem a história do Carnaval na cidade. Composta por personalidades carnavalescas de Araraquara, a Corte também estará presente em alguns clubes da cidade.

Os precursores da história do Carnaval convidados para a Corte Realidade são: Alcidinei Moisés, Cleonice de Paula Theodoro, Osvaldo da Silva “Bogé”, Pérsio Damazio e Rosendo Camargo.

O prefeito Marcelo Barbieri, antes do início do desfile das escolas de samba, irá passar a chave da cidade para os integrantes da Corte e, assim, marcar a abertura oficial do Carnaval em Araraquara. “A Corte Realidade é uma homenagem da cidade para estes queridos carnavalescos que, com muita garra, fizeram e fazem a história da folia na cidade. Esperamos que a festa neste ano seja tranqüila e envolva as comunidades carnavalescas com as famílias araraquarenses e da nossa região”, disse o prefeito.

Vale lembrar que o Desfile das Escolas de Samba, no sábado (1º de março), tem entrada gratuita. 

Conheça os integrantes da Corte Realidade 2014: 

- Alcidinei Moisés

Fundador da Escola de Samba Prá Frente Brasil, em 1970, o araraquarense Alcidinei atuou por dois anos como presidente da escola, campeão uma vez por esta escola. Fez parte da Comissão Dona  Salomé, diretora do Museu Histórico, na Gestão do Prefeito Rubens Cruz. 

 - Cleonice de Paula Theodoro

A araraquarense Cleonice foi Princesa e depois Rainha da “Academia A do Samba”. Foi eleita através da venda de votos, prática na qual ocorriam as eleições de Rainhas e Princesas naquela época. 

- Osvaldo da Silva “Bogé

Figura ilustre e popular do Carnaval da cidade, o araraquarense Bogé começou a atuar no samba e no carnaval desde adolescente, com o bloco Anjos do Carmo. Sua primeira escola de samba foi a Unidos do Carmo, onde participou por dois anos como diretor. Em 1968, fundou a Escola de Samba Estrela de Vila Santana, na qual desfila desde 1969 e já foi campeã por sete vezes. 

- Pérsio Damazio

Pérsio fundou e deu o nome à Escola de Samba Prá Frente Brasil, onde foi presidente por dois anos, ganhando um título. Em 1976, este araraquarense fundou a Escola de Samba Associação Atlética, com a qual foi campeão em 1977, 1978 e 1979. 

- Rosendo Camargo

Começou atuando na Escola de Samba Unidos do Carmo, em 1966, ao lado do presidente Sebastião Paulino Filho, o “Tinico”. Atuou no Clube ABC e na “Academia A do Samba” em 1968, depois atuou na Escola de Samba Anjos da Vila, na Escola de Samba Estrela de Vila Santana e na Escola de Samba Prá Frente Brasil.