Fotógrafo: Sergio Pierri
05/03/2014 - 18h19
Mancha é campeã!
A Mancha Araraquara foi eleita a grande vencedora do Carnaval Para Todos 2014 com 97 pontos. Com a apuração realizada no Cear, a escola fundada em 2000 garantiu o primeiro lugar, depois de ter assegurado o título em 2004 e 2013 (lembrando que em 2012 a escola foi a campeã do Grupo B). O segundo lugar ficou com a escola Gaviões do Selmi Dei, sendo a diferença de pontuação entre as duas primeiras colocadas de três pontos.
A terceira colocação ficou com Nação Quilombola com 81 pontos, enquanto a quarta colocada foi a Unidos da Morada do Sol (73,5 pontos). A escola Benê do Victório De Santi ficou na quinta colocação, com 47 pontos.
O secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, acompanhou a apuração, assim como as torcidas das cinco escolas participantes. O secretário afirmou que as escolas fizeram um bonito espetáculo no sábado, quando aproximadamente quatro mil pessoas passaram pelo Cear. Sem incidentes e com um dia de desfile, a festa foi considerada positiva pelo público formado por diversas famílias, apreciadores do Carnaval e pelas comunidades carnavalescas.
O prefeito Marcelo Barbieri parabenizou todas as escolas por suas apresentações. “Nós percebemos que as comunidades carnavalescas, a cada ano que passa, trazem para a avenida mais novidades e mais criatividade. Junto a isto, também temos a alegria dos araraquarenses que é contagiante! O resultado só poderia ser este: uma grande e saudável festa popular”.
Marcelo apontou a participação do público como determinante para o sucesso do Carnaval de Araraquara. O prefeito também destacou a dedicação da equipe da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e demais secretarias que auxiliaram na realização da festa (Trânsito, Obras, Serviços, Saúde, Segurança, Comunicação – entre outras) como essencial para o bom andamento do desfile.
Mancha Araraquara – A Mancha – a “verde e branco” do Carnaval de Araraquara - foi a terceira escola a desfilar na Passarela do Samba. Com o enredo “Na magia que seduz, eu viajei... no antigo Egito eu me encantei: a saga e a herança de seus ancestrais”,composto por Moraes Poeta e Everton Muleke, a Mancha Araraquara teve o seu samba na voz de Fernandinho, de São Paulo, com apoio de Caloi e Paulo da Mancha.
A escola, presidida por Adriano Crespo, levou para a Passarela a vivência do antigo Egito, em sete alas e três carros alegóricos, destacando suas belezas naturais e arquitetura, como as pirâmides e a esfinge, suas classes sociais, a agricultura e a economia. Faraó, odaliscas, escribas, soldados, artesãos, camponeses e escravos, além de múmias e pirâmides, fizeram a festa da Mancha Araraquara.
A Mancha Araraquara alcançou a nota 10 em oito dos quesitos analisados pelo júri. Vale destacar que a escola teve como Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Juninho e Zezé Maria; os diretores de bateria foram Yago, Ricardinho, Zé Faria e André Leão, enquanto o carnavalesco da escola é Nivaldo Cassau. Ainda, a ficha técnica da escola apresentou:Zan (2ª Porta-Bandeira), Gu (2º Mestre-Sala), Paulo Maria (vice-presidente), Valéria do Amaral (presidente de Harmonia), Geraldinho Pelegrino (coreografia comissão de frente), Dona Marilda (diretoria de baianas) e Régis Calassa (cavalo).
Pontuação:
1º lugar: Mancha Araraquara (97 pontos)
2° lugar: Gaviões do Selmi Dei (94 pontos)
3º lugar: Nação Quilombola (81 pontos)
4° lugar: Unidos da Morada do Sol (73,5 pontos)
5° lugar: Benê do Victorio De Santi (47 pontos)