Fotógrafo: João Carlos
05/03/2014 - 18h32
Exposição
Amanhã (06), o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria – por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – inicia a exposição “Rádios Antigos”, com acervo do próprio museu. A entrada para a exposição é gratuita.
A exposição reúne dez rádios das décadas de 1930 a 1970. Entre eles destacam-se rádios pequenos, rádio de galena, com fone de ouvidos, de madeira – entre outros.
A história do rádio começa em 1895 com Guglielmo Marconi. Virgínia De Gobbi, gerente do museu, conta que no começo do século XX, engenheiros desenvolveram diversos tipos de tubos eletrônicos que podiam ser utilizados para detectar e ampliar sinais de rádio. “A partir de então os equipamentos começaram a se desenvolver, a ficar mais complexos e, então, surgiram as emissoras radiofônicas e esse meio tornou-se universal”, explica a gerente.
O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria funciona às segundas-feiras, das 13 às 18 horas; de terça à sexta-feira, das 9h às 12 horas e das 13 às 18 horas; e aos sábados, das 9 às 12 horas. O endereço é Praça Pedro de Toledo, sem número, no Centro da cidade.
SERVIÇO:
Exposição “Rádios Antigos”
Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº – Centro)
Período: de 06 a 29 de março
Horário de Funcionamento:
Segunda: das 13 às 18 horas
Terça a Sexta: das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas
Sábado: das 9 às 12 horas