Boi: lei dará tranquilidade para professores trabalharem com esporte

Fotógrafo: João Carlos
11/03/2014 - 02h46

Praticamente metade dos 22 anos da vida profissional de José Gomes Sobrinho, o Mestre Zezinho, foi voltada a ensinar capoeira nas escolinhas de esporte de Araraquara. E ele sempre lecionou sem vínculo empregatício. A vida do Mestre Zezinho e de outras dezenas de gestores mudou agora com a criação dos gestores técnicos. “Essa lei dará tranquilidade para os professores trabalharem com o esporte e passarem seu conhecimento aos atletas”, diz Aluisio Braz, o Boi, (PMDB), que representou a Câmara no evento desta segunda-feira. 

A Lei, que muda o nome de escolinha para ‘Mais Esporte para Todos’, garante esse vínculo com salário acima do mínimo, décimo terceiro e outros benefícios aos gestores, ou seja, profissionais técnicos de modalidades esportivas. Para Boi, não adiantava abrir um concurso e colocar na função uma pessoal sem especialidade. “Esse é um ciclo que faz jus a biografia de cada um de vocês por anos de profissionalismo”, diz o líder da bancada do Governo que ajudou a intermediar a criação da lei junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). 

Ex-atleta de boxe, o secretário municipal de esportes Geicy Sabonete acredita que a nova lei é uma vitória para Araraquara. “Sabemos o quanto foi difícil para reformular esse processo e igualar os salários, mas o Ministério Público do Trabalho aceitou e o prefeito Marcelo aprovou pensando no crescimento e na valorização do nosso esporte”, diz o secretário lembrando que com o vínculo o professor que não render poderá ser substituído e todos serão fiscalizados. 

É o caso de Marcelo Manoel de Freitas um dos mais novatos da rede. Há seis meses começou a dar aula de skate para crianças na pista da Praça Scalamandaré Sobrinho, em frente a Arena da Fonte. Até então, não recebeu nenhum centavo. Agora, sabe que no final do mês terá uma compensação financeira. O projeto ‘Mais Esporte para todos’ atende a faixa etária dos seis aos 17 anos. A novidade é a inclusão do montain bike, do jiu-jitsu e do Rugby. 

Além de Boi participaram da assinatura os vereadores: farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), Tenente Santana (PSDB), Elias Chediek (PMDB), Doutor Lapena (PSDB), Adilson Vital (PV), Pastor Raimundo (PRB), Willian Affonso (PTB), Edna Martins (PV), Rodrigo Buchechinha (SDD) e Roberval Fraiz (PMDB).