Prefeitura começa a construir UPA do Selmi Dei

Fotógrafo: João Carlos
11/03/2014 - 02h48

Nova UPA

A empresa contratada pela Prefeitura, por meio de licitação, começou nessa segunda-feira (10) o estaqueamento do gabarito do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Selmi Dei.

O prefeito Marcelo Barbieri acompanhou os serviços e conferiu detalhes do projeto com os representantes da empresa. A nova UPA será de Porte I, igual a da Vila Xavier. Terá de 5 a 8 leitos para observação e capacidade de atender até 150 pacientes por dia. A população na área de abrangência é de 50 mil a 100 mil habitantes.

“Estamos entregando 1.361 moradias em três núcleos habitacionais e construindo mais duas mil casas populares nesta região. Os investimentos em saúde que estamos realizando no Selmi Dei e no Roxo serão fundamentais para oferecer atendimento de qualidade à população”, destaca o prefeito.

Além da UPA, também está em fase final de construção a unidade básica de saúde do Adalberto Roxo. O Selmi Dei já conta com dois postos de saúde e uma Sala de Estabilização.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, a nova UPA ocupará uma área de 7.900 metros quadrados. O prédio principal, a sede do SAMU, casa de energia, abrigos de gás e lixo somam 977 metros quadrados. O estacionamento do público, paisagismo e a circulação de funcionários completam o projeto.

O investimento de R$ 2,2 milhões é oriundo do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e contrapartida do município.

Após o nivelamento do terreno, a empresa montará o canteiro de obras. A mão de obra, em torno de 20 profissionais da construção civil está contratada.

UPAS

O prefeito Marcelo entregou a primeira UPA 24h, Porte I, na Vila Xavier, em abril de 2011. Em 2012, a população foi contemplada com a UPA 24h, Porte II, na região central, com capacidade de acolher e atender até 500 pacientes por dia.