Fotógrafo: João Carlos
11/03/2014 - 02h55
O prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri, prestigiou a entrega do prêmio “Heleieth Saffioti” para a coordenadora do Amor Exigente de Araraquara, Maria Lúcia Gil, no sábado (8), na Câmara Municipal.
Marcelo ressaltou o trabalho desenvolvido pela homenageada à frente do Amor Exigente. A entidade apóia e orienta parentes de dependentes químicos.
“A Maria Lúcia e seu marido Milton Carmona Gil são parceiros do município por meio do Amor Exigente. Temos orgulho dessa entidade que visa amparar famílias que enfrentam o problema das drogas”, destacou.
O prefeito também mencionou diversas ações da Prefeitura voltadas para o fortalecimento das Políticas Públicas para as mulheres. “Estamos avançando muito nas políticas para mulheres na nossa cidade e contamos com o trabalho e inspiração da Maria Lúcia para orientação e proteção das famílias”, afirmou Marcelo.
O prefeito destacou a reabertura da Maternidade Gota de Leite e a entrega de casas populares por meio do programa Minha Casa Minha Vida, que prioriza mulheres arrimo de família.
O presidente da Câmara João Farias elogiou a indicação do nome de Maria Gil para a terceira edição do prêmio, instituído por lei municipal em 2011.
A vereadora Edna Martins falou sobre a luta das mulheres contra os preconceitos e a violência doméstica.
“A melhor forma de enfrentarmos a violência é por meio do amor e é esse pensamento que marca o trabalho da Maria Lúcia e de todos os voluntários do Amor Exigente”, disse Edna.
A participação das mulheres no Orçamento Participativo, a jornada tripla e o reconhecimento ao trabalho Maria Gil também foram temas observados pela vereadora Gabriela Palombo.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Regina Chediek, disse que os conselheiros estão empenhados na aprovação do 1º Plano Municipal sobre Políticas Públicas para as Mulheres, que será votado na Câmara ainda neste mês.
“Além dos avanços do plano, estamos ganhando espaço com as melhorias da atual administração com a retomada da Maternidade Gota de Leite, construções de novos Centros de Educação e Recreação e Unidades Básicas de Saúde”, relatou ao saudar a homenageada.
Responsabilidade maior
Com 18 anos de trabalho à frente da entidade, a homenageada Maria Gil agradeceu a indicação de seu nome e argumentou que a responsabilidade aumentou com o prêmio.
“Tivemos quadro sedes provisórias e graças ao prefeito Marcelo Barbieri conseguimos nossa casa própria no Jardim Brasília, inaugurada em 2012, denominada Dorotéa Guidolin. Agora, vamos ampliar o leque de proteção primária no combate ao uso de drogas. Esse é mais um grande desafio que temos que enfrentar”, enfatizou Maria Gil.
O vereador Elias Chediek, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Geani Trevisoli, os filhos da homenageada Rafael e Danilo, parentes e amigos também prestigiaram a sessão solene.