13/03/2014 - 21h59
Complementando a etapa de avaliação física da Ferroviária/Fundesport, as atletas da equipe passaram a manhã de hoje (13) realizando um importante exame, feito por grandes clubes de futebol, a densitometria óssea. A avaliação foi oferecida pela clínica de diagnósticos Multimagem.
A densitometria óssea, que utiliza baixíssimas doses de raio-x, é considerada pela medicina esportiva a mais precisa técnica para avaliar a composição corporal – percentual de massa magra (músculo), gordura e massa mineral (óssea). O médico radiologista da Multimagem Dr. André Paschoal, que coordenou o exame, explica que é possível saber quanto do peso de cada atleta corresponde, com exatidão, a cada um destes componentes. “Antes a densitometria era utilizada quase que exclusivamente para o diagnóstico da osteoporose, mas hoje sua aplicação é mais ampla, inclusive para os atletas profissionais e amadores, já que traça um mapa da constituição corporal e permite analisar a resposta do corpo aos treinamentos”, diz.
De acordo com o preparador físico da Ferroviária, José Carlos Rosa, a realização de exames modernos como a densitometria óssea possibilita acompanhar de maneira mais precisa as condições das atletas. “Os resultados vão permitir a avaliação da evolução de cada jogadora diante do que está sendo proposto nos treinamentos”, conta.